Leishmaniose, sintomas, tratamento e cuidados

O que é?

A Leishmaniose é uma doença contagiosa, causada pelo protozoário Leishmania. Existem dois tipos: a de pele (tipo tegumentar), e a Leishmaniose visceral (tipo calazar). Enquanto uma se manifesta em forma de feridas na pele, a outra ataca órgãos internos, causando graves danos aos animais. Nos cães domésticos, ela é chamada de Leishmaniose Visceral Canina.

Como se pega?

Os cães são picados por mosquitos que se alimentam de sangue, do gênero Phlebotomus, que estão contaminados com o parasita. Esses mosquitos se reproduzem em condições climáticas específicas e são endêmicos, ou seja, existem em certas regiões com maior ocorrência (geralmente uma região com muita umidade e calor).

Leishmaniose em cachorros

Quais os sintomas?

A Leishmaniose em cães possui os seguintes sintomas:

• O pet fica apático, sem apetite;
• Ele possui feridas pelo corpo que não cicatrizam, em volta das orelhas podem se formar feridas também.
• Ela é uma doença que pode se espalhar pela medula óssea, afetando baço e gânglios linfáticos, portanto seus sintomas são extensos.
• Crescimento das unhas em excesso;
• Gânglios inchados;
• O fígado pode mudar de tamanho;
• Pode ocorrer inchaço abdominal;
• Sangramento nasal (alguns animais literalmente espirram sangue).

Para diagnosticar a Leishmaniose, o veterinário irá recolher pedaços de tecido e fazer uma análise citológica, além de fazer um exame de sangue também. Ele pode precisar recolher medula óssea também, e para isso é preciso anestesia.

Tem cura?

Essa doença é incurável, portanto mesmo que seu cão receba o tratamento correto, ele pode recair e ter novamente sintomas da Leishmaniose Canina. Uma vez que ele adquiriu o protozoário, terá ele no corpo o resto da vida, e vai precisar de constantes visitas ao veterinário e cuidados especiais. Quanto antes ele for diagnosticado, melhor a chance de sobrevida. A Leishmaniose visceral é muitas vezes, fatal.

Como se evita?

Existe uma vacina no mercado, bastante eficaz. Pode-se usar também medicamentos repelentes de mosquitos e moscas, ou coleiras antipulgas coleiras antiparasitárias.

Equipe Tudo Vet