Aprenda a cruzar corretamente seus ovinos
Rebanho bom é rebanho produtivo. Veja como aplicar as melhores técnicas de cruzamento de ovinos.
O Brasil possui grande variedade de raças de ovinos e o seu manejo eficiente favorece a produtividade, maximizando a produção de carne. Esta visão empresarial é fundamental para manter o destaque perante a concorrência, já que o mercado está cada vez mais exigente. Cruzar ovinos é uma técnica que você precisa dominar.
Como atividade geradora de renda e de emprego, que tal tirar proveito para beneficiar seu rebanho? Respondendo às dúvidas mais comuns de produtores, elaboramos um material que explica como cruzar corretamente seus ovinos e obter mais lucro.
Primeiros passos
Tudo começa com o planejamento e, para esta etapa, nada de ansiedade. A identificação das matrizes deve ser seguida pela implantação de um sistema de controle zootécnico. A análise de resultados como taxa de concepção, prolificidade, peso a desmama, taxa de natalidade, intervalo entre partos, idade ao primeiro parto, doenças, etc é necessária para conhecer o potencial genético e o desempenho dos animais, com isso, suas chances de sucesso com o plantel serão potencializadas.
Raças de ovinos e suas características
Conheça algumas das raças de ovinos, suas origens e características:
- Merino, Rambouillet, Polypay, Finn e Romanov são raças originárias de clima temperado e classificadas com excelência em habilidade materna e capacidade reprodutiva.
- Suffolk, Hampshire e Southdowns consideradas raças paternas terminais que se caracterizam por crescimento rápido e qualidade de carcaça.
- Dorset, Columbia e Montadale são conhecidas como raças de duplo propósito, graças ao equilíbrio entre as características maternas e paternas.
- Santa Inês, Somalis, Dâmara, Dorper e Morada Nova são raças de ovinos deslanados originárias de países tropicais.
Quando as características dos descendentes se mostram superiores à média das que estão presentes nos pais, dá-se o nome de heterose ou vigor híbrido.
Qual a idade ideal para cruzar ovinos?
Recomenda-se aguardar pelo menos os dois primeiros ciclos produtivos para iniciar os cruzamentos. Apesar da puberdade ocorrer entre 5 e 9 meses, de acordo com peso, raça, nutrição e fatores ambientais, o carneiro só é considerado um reprodutor quando aprende o comportamento sexual inerente à espécie.
Durante o manejo, o produtor deve observar alguns detalhes para evitar falhas na reprodução, reduzindo as características comportamentais indesejadas e evidenciando as características de destaque em cada raça.
Para um cruzamento de qualidade, também é preciso avaliar se:
1 – … este é o período de maior atividade sexual de ovelhas e de produção de sêmen pelos carneiros no caso de raças sazonais.
2 – … os cordeiros nascerão em uma época favorável para a lactação da ovelha e sobrevivência da cria.
3 – … estamos no melhor momento para comercializar os produtos.
Stress térmico em ovinos
Recomenda-se que os carneiros entrem em monta com 1 cm de lã para não sofrer com o chamado stress térmico. Especialmente no Brasil, raças exóticas são utilizadas e quando as temperaturas permanecem elevadas por mais de 4 dias durante a época de monta, ocorre um prejuízo na libido, na qualidade do esperma e redução do número de montas.
Para evitar o stress térmico, os produtores apostam na cobertura noturna, na qual os carneiros só encontram as fêmeas no fim de tarde e durante a noite, período com o clima mais ameno. Durante o dia, eles permanecem separados e em repouso.
Nutrição e suplementação para ovinos
Na época de monta, ocorre uma diminuição na ingestão de alimentos e aumenta o esforço físico, onde pode-se notar uma perda de peso nos ovinos. A suplementação dos animais reprodutores deve ser adequada para repor a energia e garantir que as montas não sejam prejudicadas.
Em todas as etapas, é preciso manter um manejo sanitário e nutricional adequado antes e durante as épocas de cobertura. No terço final da gestação e após o parto, o cuidado com a nutrição das fêmeas deve ser redobrado, proporcionando maior engorda ao cordeiro e lactação satisfatória. Para saber mais sobre como cuidar dos filhotes de ovinos, clique aqui.
Equipe TudoVet