equinos

O que é Laminite equina e como identificar?

A laminite equina é uma inflamação que se não for identificada e tratada com rapidez poderá causar sérios danos ao cavalo! Entenda mais

Conhecida popularmente como Aguamento, a Laminite Equina é uma das doenças de cavalo mais estudada no mundo, que acomete diversos animais e aflige produtores e médicos veterinários de vários países. Caracterizada pela inflamação aguda ou crônica das lâminas do casco, causando dores fortes e grande desconforto aos animais que são acometidos, muitos produtores se perguntam se há um tratamento para essa doença.

No post de hoje da TudoVet, te mostraremos um pouco mais sobre ela e te dar as informações necessárias para prevenir que ela acometa os seus cavalos e até outros animais (como abordaremos mais abaixo). Por isso, continue lendo o post e confira!

Mas o que é exatamente a Laminite equina?

Como citado acima, a Laminite equina é a doença locomotora mais conhecida nos equinos e é caracterizada pela inflamação do casco.

Para nos aprofundar mais um pouco no tema, pelo fato deles serem extremamente importantes para a sustentação de peso e locomoção dos cavalos, a laminite equina pode trazer uma série de prejuízos não só para os animais como também para os criadores, uma vez que, quando acometido por essa doença, o cavalo pode apresentar baixo desempenho, principalmente nos equinos atletas, o produtor terá gastos com medicamentos e cuidados especiais com acompanhamento de perto.

Há diversas causas que podem causar essa condição, mas as mais comuns são:

  • Alimentação com excesso de carboidratos;
  • Baixa concentração de glicose nos tecidos dos cascos;
  • Quadros de endotoxemia, que seria o acúmulo de toxinas;
  • Enfermidade no sistema digestório (síndrome cólica, processos obstrutivos);
  • Dentre outros.

Mas a Laminite acomete somente os equinos ou também outros animais?

meio do texto_Easy-Resize.com

Além dos cavalos, segundo alguns pecuaristas, essa doença também pode acometer touros e vacas em exposição. Contudo, há algumas diferenças nos sinais clínicos. Quando um equino sofre dessa enfermidade, o osso dentro dele acaba rodando, conhecido como rotação da terceira falange, o que cria uma reação aguda, ele trava, não levanta e não consegue andar. Já nos bovinos, ao invés de o osso rotacionar, ele afunda no casco, o que demora a apresentar os sinais clínicos, podendo sentir os efeitos a longo prazo.

Por isso, é muito importante que você consiga realizar o diagnóstico da Laminite equina o mais precocemente possível, impedindo que seu animal sofra e dê prejuízos para sua criação, mas como fazer isso?

Identificar Laminite Equina

Para realizar o diagnóstico da Laminite, é possível fazer de dois modos: o primeiro deles é o físico, onde é possível notar sintomas como a manqueira, o baixo desempenho do animal, dentre outros. O outro modo é por algo que chamamos de anamnese, onde é possível observar alguns erros de manejo ou sinais de alguma outra doença associada.

Além disso, é essencial que você também tenha um veterinário de confiança para realizar alguns exames necessários, onde poderá comprovar e ter um diagnóstico mais preciso. Um deles é o radiográfico, onde por meio da imagem, será possível observar o aumento da distância entre a parte de cima da falange (a dorsal) e a parte interna do casco (alteração indicativa da doença).

Há cura para essa doença?

A melhor forma de proteger o cavalo dessa doença é a prevenção, pois não há uma cura para ela. Caso ele seja diagnosticado, você pode realizar o tratamento com anti-inflamatórios, evitando que a laminite equina chegue em fases mais agudas (na rotação da terceira falange), caso seja diagnosticado precocemente. Outra forma de ajudar o seu animal é dando suporte a ele, como o uso de palmilhas e ferraduras específicas, camas mais aconchegantes para descanso, terapia com gelo e muito repouso.

Equipe TudoVettópico 1_Easy-Resize.com