Como acertar na adubação fosfatada em pastagens? Confira.

Entenda como a adubação fosfatada é fundamental para melhorar a pastagem da sua fazenda!

Existem diversos nutrientes que são fundamentais para as plantas, sejam eles micro ou macro. Um deles é o fósforo. Esse elemento, caso não esteja presente no solo, acaba dificultando e limitando a formação de pastagens, que são fundamentais para o desenvolvimento dos seus gados e equinos, por exemplo. 

Isso porque quando o fósforo está em falta, acaba causando um sistema radicular mal formado, menor perfilhamento e crescimento pouco vigoroso, contribuindo para a degradação dos pastos.

Contudo, essa importância acaba criando um problema em nosso país, pois uma grande parte do solo do Brasil é muito pobre neste elemento. Por esse motivo, a adubação fosfatada em pastagens é necessária para intensificar e potencializá-las, mas como fazer? 

Qual a importância da adubação fosfatada nas pastagens? 

Como citado anteriormente, o baixo teor de fósforo no solo pode dar diversos problemas em sua pastagem. No entanto, caso tenha um manejo adequado da adubação fosfatada associado com algumas tecnologias como o sistema de integração, a rotação de culturas e o plantio direto, possuem ganhos em eficiência o suficiente para garantir uma agropecuária bastante sustentável! 

adubação fosfatada

Como aplicar a adubação fosfatada? 

Pela baixa mobilidade do solo, geralmente, a adubação fosfatada é aplicada no sulco do plantio. Contudo, caso seja para a corretiva, pode ser realizada a lanço, que é uma opção bem barata, diminuindo os custos operacionais. Nesse caso, o produtor deve utilizar fósforo menos solúveis, como o fosfato natural reativo. 

Contudo, é preciso tomar bastante cuidado. Quando o manejo for realizado em condições de baixa umidade e concentração, pode acabar ficando inerte na superfície do solo, o que acaba se tornando um problema para o desenvolvimento da pastagem. 

A forma mais utilizada para esse processo é a aplicação parcelada desses fertilizantes, que pode ser feita junto com a semeadura do superfosfato simples, triplo e FH pastagem formação. Além disso, também pode ser indicada com a aplicação de nitrogênio e cloreto de potássio de forma parcelada após semear, quando perceber que algumas já foram germinadas, cerca de 70% delas, mas quais são os benefícios que esse procedimento vai trazer? 

Benefícios da adubação fosfatada

Existem diversos benefícios desse tipo de adubação no solo. O primeiro deles está relacionado ao fornecimento de fósforo prontamente disponível. Além disso, nutrientes como o cálcio, potássio, nitrogênio e magnésio podem acabar se associando aos fertilizantes fosfatados, que auxiliam no ganho de produtividade.

Outro ponto importante a salientar é que, caso ela seja feita de forma eficiente, maximiza o processo de fotossíntese, promove o crescimento das raízes e aumenta o vigor das plantas. 

A correta aplicação da adubação fosfatada também reduz o custo de produção, impactos ambientais e ainda aumenta a produtividade das suas pastagens. 

Equipe TudoVet