Animais também tem gravidez psicológica, conheça as causas, sintomas e soluções!

A gravidez psicológica é um problema que pode ser desenvolvido tanto em seres humanos quanto em animais. Entenda mais!

Também conhecida como gravidez fantasma ou pseudociese, a gravidez psicológica é um distúrbio onde pacientes do sexo feminino, que não estão grávidas, começam a crer que sim, desenvolvendo sintomas físicos da gestação, como o aumento dos seios e do abdômen. 

Entretanto, não são só seres humanos que são acometidos por essa condição. Os animais também podem ter gravidez psicológica. Apesar de raramente esse problema ser algo grave, é importante que os tutores fiquem atentos, pois pode se tornar um incômodo para eles.

É fundamental entender que quase todas as fêmeas não castradas podem desenvolver esse distúrbio em algum momento, mas como ele acontece e quais são seus principais sintomas? 

Quais são as causas e como acontece a gravidez psicológica? 

Essa condição, que acomete muitos animais, acontece devido a uma desordem hormonal, causando algumas mudanças físicas e até mesmo comportamentais, gerando os seguintes sintomas: 

  • Inchaço abdominal; 
  • Inchaço nas glândulas mamárias;
  • Produção de leite; 
  • Falta de apetite; 
  • Apego à alguns objetos, como brinquedos;
  • Agressividade;
  • Possessividade com algum lugar bastante acolhedor, como a casinha;
  • Dentre outros.

Por esse motivo, é fundamental estar atento a esses sinais e ajudar o seu animalzinho, mas como fazer isso?

Como você pode cuidar do seu animalzinho? 

Caso o seu animal tenha um dos sintomas citados anteriormente, uma das primeiras coisas que você deve fazer é levá-lo a um médico veterinário para que ele possa avaliar as condições da fêmea e entender como pode ajudá-la. 

Outra coisa que pode ajudar sua cadelinha, é ir até o ninho que ela escolheu, como a casinha, e deixá-lo confortável para a pet. 

Além disso, outro ponto importante a ressaltar é que alguns sintomas, como o inchaço das glândulas mamárias, podem causar desconforto. Por esse motivo, é importante fazer uma compressa de água morna no local. 

Com isso, uma pergunta que fica é: Existem tratamentos para a gravidez psicológica?

Existem tratamentos para a gravidez psicológica em animais?  

Para entender melhor sobre o tratamento da gravidez psicológica em animais, é importante ter em mente que ela é considerada fisiológica e, apesar de tratamentos hormonais, sempre pode voltar novamente depois do cio. 

Posto isso, uma possibilidade de tratamento para esse distúrbio é a castração da fêmea, visto que a quantidade de produção de hormônios dela vai diminuir significativamente, o que evita os sintomas e a gravidez psicológica. 

Vale ressaltar que é fundamental ficar atento a esses sinais, pois, apesar de ser raro de acontecer, a doença pode se agravar.

Como a gravidez psicológica pode acabar se agravando? 

Como citado anteriormente, apesar de ser raro essa doença se agravar, a gravidez psicológica pode desencadear outros problemas, como a piometra e a doença endometriose cística. 

Além disso, outro agravamento também tem a ver com alguns dos seus principais sintomas. Isso porque, o inchaço nas glândulas mamárias ou mesmo a produção de leite, podem causar algumas infecções. 

Equipe TudoVet