Conheça os principais alimentos para manter os seus suínos nutridos
Estando em 4.º lugar na lista mundial, o Brasil é um dos maiores produtores de carne suína do mundo. Isso acontece porque, devido a qualidade desses alimentos, as vendas e as exportações aumentam a cada ano. No ano de 2019, por exemplo, o volume exportado foi de cerca de 750,3 mil toneladas.
Para conseguir atingir essa qualidade, é fundamental desenvolver uma ótima rotina alimentar e manter os seus suínos bem nutridos, mas quais são os alimentos que podem te ajudar nessa nutrição?
Quais são os principais alimentos para a criação de suínos?
É importante entender que a nutrição de suínos, na maior parte do tempo, é composta basicamente de cereais. Eles têm a função de fornecer aos animais bastantes proteínas e energia, sendo os mais comuns o trigo, cevada e o milho, mas quais são suas principais características?
- Cevada: Rica em fibras e contendo bastante betaglucano, a cevada é um ótimo cereal para deixar os seus suínos nutridos, principalmente sem casca, no entanto, não tem um valor nutricional tão alto;
- Milho: Nutrindo mais do que a cevada, o milho é uma ótima fonte de energia para os suínos pequenos. Porém, é importante entender que os seus preços podem acabar se elevando bastante no mercado ou até mesmo entrar em escassez. Quando isso acontecer, pode ser substituído por outros cereais que sejam compostos por proteínas vindas de grãos e vegetais;
- Trigo: Sendo o cereal mais utilizado para manter os suínos nutridos e no desmame desses animais, o trigo pode ser usado na alimentação de várias formas. Quando a moagem é fina, por exemplo, o valor nutricional é melhorado. Já quando for grossa, a digestão será menor e aumentará a excreção dos nutrientes;
Além desses três cereais principais, também podemos citar alguns, como o:
- Arroz: Usado de forma limitada na dieta dos suínos, sua farinha traz um rendimento bastante parecido com os alimentos à base de milho. O recomendado é utilizar sempre o integral, visto que os compostos não causam nenhum tipo de efeito negativo nos seus animais;
- Aveia: Com bastante fibra, a aveia é um cereal que substitui bem o milho. No entanto, devido ao seu alto preço, é pouco utilizado pelos produtores e criadores de suínos.
Alimentos alternativos para deixar os suínos nutridos
Além desses citados anteriormente, alguns produtores também gostam de utilizar outros alimentos, como a raiz da mandioca, por exemplo, de forma raspada ou como farinha. Isso porque, representa ótimas fontes de proteína. Contudo, para uma melhor nutrição, é preciso complementar com outros tipos de alimento.
A banana também é outro alimento que vem sendo utilizado para manter os suínos bem nutridos. Os troncos e as folhas, por exemplo, são as principais fontes nessa alimentação. Isso porque, embora seja pouco divulgado, os valores nutricionais são muito importantes.
Outro alimento alternativo escolhido pelos produtores é o bagaço da cana-de-açúcar, que pode ser escolhido para economizar, mas sem perder a qualidade de alimentação do plantel. Além disso, o caldo desse alimento também pode ser importante até para animais que rejeitam o bagaço.
Frutas variadas e hortaliças também são ótimos para a nutrição dos suínos. Elas possuem diversos tipos de nutrientes. Outro ponto importante é que os animais que a ingerem também podem fornecer adubo para elas.
Equipe TudoVet