Quando tosquiar sua ovelha – Dicas e cuidados para sua criação
Não somos apenas nós que precisamos cortar os cabelos de vez em quando
Uma vez por ano, no início da primavera é preciso levar as ovelhinhas para aparar os topetes e ganhar uma cara nova. Você poderia imaginar que, de cada animal, são retirados de 3 a 4kg de lã? Pensando em te auxiliar a entender melhor quando tosquiar sua ovelha, nós, da TudoVet, apresentamos o artigo abaixo. Acompanhe conosco e boa leitura!
Tosquiar faz mal para a pele do animal?
O senso comum diz que tosquiar agride a pele do animal, mas a realidade é bem diferente disso. Todos os animais cobertos com pelagem possuem, por característica, o uso dos pelos para sua regulação térmica e, deste modo, manter agradável a temperatura do corpo. Porém, no caso das ovelhas, os pelos podem atingir um tamanho que passe a atrapalhar essa regulagem da temperatura. Com isso, o processo de tosquiar é extremamente necessário para o bem estar do animal. Utilizando as técnicas e materiais corretos, cada animal pode gerar de 3 a 5 kg de lã por tosquia.
Quando tosquiar sua ovelha?
Como estamos em um país de clima tropical, o recomendado para a saúde dos animais é tosquiar duas vezes por ano, sendo a primeira ao final do inverno e a segunda no início da primavera. As ovelhas, por serem cobertas de lã que é uma material com capacidade térmica muito grande, ao apresentarem excesso deste material, sofrem com superaquecimento. Dentre as vantagens de tosquiar sua ovelha encontram-se:
- Comercialização da lã;
- Melhora na mobilidade do animal;
- Controle térmico;
- Aumento da higiene;
- Conforto para o animal;
- Contribuir para a fertilidade.
O processo de tosquia do animal traz inúmeros benefícios para a qualidade de vida do animal, além de ajudar e melhorar a qualidade da lã produzida por cada um deles.
Você sabia que alimentação e o método de tosquia influenciam na qualidade?
Continue lendo e vamos descobrir mais sobre esse assunto!
Tesoura? Máquina? Qual a melhor maneira de tosquiar sua ovelha?
Esse é um assunto que divide opiniões no mundo veterinário, pois alguns acreditam que a máquina de tosquiar agride o animal. A verdade é que são ferramentas desenvolvidas para reduzir ao máximo o risco de uma lesão e, de quebra, ainda facilitar o procedimento realizado pelo profissional capacitado.
Em média, uma ovelha rende de 3 a 5 kg de lã por tosquia, podendo variar com relação à alimentação usada pelo criador. Há casos em que uma ovelha pode chegar a mais de 15 kg de lã.
No Brasil, são comumente utilizadas duas técnicas para a tosquia, sendo elas:
A amarrada, onde as patas são presas e a tosquia é realizada com o animal deitado;
Método tally-hi, que é uma técnica muito mais moderna onde a lã é retirada praticamente por completo e o animal não precisa ser preso.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre esse mundo incrível da tosquia? Acompanhe nosso blog e se mantenha informado das novidades!
Equipe TudoVet