Quando e como deve ser usado Probióticos para equinos
Os probióticos se tornaram cada vez mais populares entre os proprietários de cavalos nos últimos anos. Os probióticos são microrganismos vivos que, quando administrados nas quantidades certas, podem proporcionar inúmeros benefícios à saúde dos cavalos. Esses microrganismos são normalmente encontrados em vários alimentos e suplementos, incluindo rações fermentadas, pellets de equinos e probióticos em pó.
Neste post, vamos abordar os principais benefícios dos probióticos para equinos e quando e como devem ser ministrados. Vem com a gente!
Os benefícios dos probióticos para cavalos
Os probióticos podem proporcionar vários benefícios aos cavalos, como melhorar sua saúde digestiva, reduzir o risco de cólicas e melhorar o sistema imunológico. Um bom exemplo disso é que eles podem aumentar o número de bactérias benéficas que vivem, naturalmente, no trato digestivo do cavalo, melhorando assim a saúde intestinal e a absorção de nutrientes. Um intestino saudável também pode reduzir a probabilidade de cólicas e outros problemas digestivos.
Este medicamento também pode ajudar a estimular o sistema imunológico do cavalo. Ao melhorar a defesa do animal, os probióticos podem ajudar a reduzir o risco de várias doenças e infecções, especialmente em cavalos que estão sob estresse ou sofrem de outras condições médicas.
Probióticos também podem apoiar a saúde geral e o bem-estar dos cavalos. Eles podem reduzir a inflamação, melhorar a absorção de nutrientes e promover uma melhor digestão geral. Isso tende a levar a um melhor desempenho e agilidade, reduzir o estresse e melhorar a qualidade de vida do seu animal.
Quando usar probióticos em cavalos
O momento do uso do probiótico é importante. Existem vários casos em que eles podem ser muito benéficos para cavalos. Isso inclui:
1. Depois de eventos estressantes
Os cavalos podem sentir estresse devido a viagens, estarem longe de casa, cargas de trabalho pesadas e outros fatores. O estresse pode perturbar o sistema digestivo, aumentar a inflamação e inibir o sistema imunológico. Os probióticos podem ajudar a restaurar o equilíbrio do sistema digestivo do cavalo e reduzir a inflamação, minimizando, assim, os impactos do estresse na saúde.
2. Durante o tratamento com antibióticos
Antibióticos podem ser necessários para tratar infecções bacterianas e outros problemas de saúde em cavalos. No entanto, os antibióticos também podem prejudicar as bactérias benéficas que vivem no trato digestivo do animal. Assim, isso pode causar problemas digestivos, diarreia e outros problemas de saúde.
Os probióticos podem ajudar a restaurar o equilíbrio das bactérias benéficas, reduzir a inflamação e apoiar a saúde digestiva geral durante e após o tratamento com antibióticos.
3. Após cirurgia de cólica
Cavalos submetidos à cirurgia de cólica têm maior risco de desenvolver infecções e outros problemas médicos. Probióticos podem ser administrados a esses cavalos para apoiar o sistema imunológico, reduzir a inflamação e melhorar a saúde geral durante a recuperação.
4. Em animais idosos
À medida que os cavalos envelhecem, seu sistema digestivo se torna menos eficiente e eles podem ter dificuldade em absorver os nutrientes de seus alimentos de forma eficaz. Os probióticos podem ajudar a melhorar a digestão e a absorção de nutrientes, reduzir a inflamação e manter a saúde geral em cavalos idosos.
Como usar probióticos em cavalos
Os probióticos estão disponíveis em várias formas, incluindo pós, pastilhas e pastas. Cada bula tem seu próprio conjunto de instruções para administração. Geralmente, os probióticos são normalmente administrados por via oral, diretamente na boca do cavalo ou misturados com a ração. A quantidade e a frequência do uso de probióticos dependerão do tipo de suplemento usado, da saúde do cavalo e de outros fatores.
É importante seguir as instruções do fabricante do suplemento probiótico que você escolher, bem como consultar seu veterinário sobre os melhores probióticos a serem usados para as necessidades específicas do seu cavalo.
Quer receber dicas especiais de como cuidar de sua criação? Então, assine nossa newsletter e receba em primeira-mão em seu e-mail!