Cachorro ou gato com catarata, conheça os sintomas e tratamento

O sinal que seu cão ou gato pode estar com catarata é a mudança na coloração dos olhos. Um ou os dois olhos ficam esbranquiçados, ou acinzentados, mais claros que o costume. Parece que os olhos estão azulados ou opacos, quando o normal seria estarem transparentes e cristalinos.Cachorro ou gato com catarata, conheça os sintomas e tratamento

Motivos, sintomas e tratamento contra a catarata em cães e gatos

Os motivos da catarata em cães são diversos, entre eles a idade, a catarata hereditária (congênita), doenças como diabetes ou problemas nutricionais também podem causar essa doença nos olhos de cães. Em gatos a catarata não é tão comum, mas pode surgir com a idade ou com diabetes, por exemplo. Algumas raças possuem uma propensão maior ao desenvolvimento da doença, como s Yorkshire Terrier, Cocker Spaniel, Schnauzer e Golden Retriever. A catarata não é contagiosa.

O animal não perde somente a visão, mas a catarata ocasiona uma inflamação crônica e até aumento da pressão do olho (glaucoma). É importante levar o animal para uma consulta veterinária oftálmica antes que o problema piore e os danos se tornem irreversíveis.

A catarata começa lentamente, sendo ela a opacidade do cristalino (a lente do olho). No começo, não percebe-se muito a falta de visão, mas com o tempo ela se agrava e pode levar à cegueira total.

Cachorro ou gato com catarata, conheça os sintomas e tratamento

A catarata congênita aparece logo no primeiro ano de vida do animal. A catarata secundária acontece devido à outras doenças (que devem ser tratadas para que ela não retorne). O uso de alguns medicamentos pode causar catarata também. Existe também a catarata traumática, que se desenvolve após alguma lesão no olho do animal.

Tratamento da catarata em cães e gatos

As cataratas podem até parar de crescer, mas não diminuem sem tratamento. Às vezes, o caso é cirúrgico. Um veterinário deve avaliar. É importante não medicar seu animal por conta própria, embora existam diversos medicamentos para os olhos dos cachorros, a situação é delicada e um tratamento errado pode levar à cegueira completa.

Não use colírios, especialmente corticóides, sem orientação. Caso o veterinário prescreva remédios, use corretamente respeitando prazos e dosagens.

Equipe Tudo Vet