Benefícios da Termografia para Equinos
Revelamos os motivos que fazem a termografia ser tão funcional para os equinos, confira a seguir em detalhes.
O termovisor se tornou um aliado para os veterinários, especificamente para os que se especializam nos cuidados com cavalos. A termografia para equinos, técnica não invasiva, veio para promover diagnósticos com mais eficácia, rapidez e garantir a saúde e o bem-estar animal. Sem a necessidade de contato direto com o paciente, o equipamento não altera a temperatura superficial e possibilita a leitura da temperatura real do corpo do equino. Por esses e outros motivos é que a termografia para equinos ganha seu espaço.
O que é a termografia?
Muito aplicada para manutenção preditiva em áreas da elétrica e mecânica, a termografia funciona basicamente para identificar um problema antes que ele se agrave ou tome maiores proporções. Com o passar dos anos, foi incorporada em outros usos, obtendo sempre ótimos resultados.
Ela converte a radiação infravermelha emitida pelo corpo acima do zero absoluto (-273C) em imagem térmica. O termovisor identifica e transmite as informações da radiação infravermelha para o display e possibilita a localização de pontos de aquecimento ou resfriamento de maneira rápida.
Benefícios da termografia para equinos
A termografia tem a capacidade de prever lesões entre 30 e 60 dias antes de surgirem os primeiros sinais clínicos nos animais. Como grande parte das lesões músculo-esqueléticas sofridas por cavalos utilizados em esportes ou trabalho possuem o caráter cumulativo, a termografia mostra-se muito eficiente, desde o aparecimento de micro lesões, imperceptíveis ou indolores, que podem se agravar com a repetição.
É possível detectar anomalias em equinos com a termografia porque a pele do animal permite a transmissividade da diferença de temperaturas. Para o animal, o veterinário e o proprietário do cavalo, isso resulta em economia de custos, redução do sofrimento do animal e diminuição do tempo que ele precisa permanecer parado. A recuperação mais rápida do animal é um dos destaques.
Termografia na prática
O veterinário analisa a paleta de cores exibidas no display do termovisor. A temperatura pode aumentar ou diminuir, de acordo com a infecção. Cores mais claras representam as temperaturas mais quentes, já as cores mais escuras, caracterizam as frias.
A mudança no aumento do fluxo sanguíneo aparece antes dos sintomas, por isso os exames termográficos são tão relevantes para o diagnóstico em equinos. As checagens devem ser feitas antes e após as competições, para efeito comparativo, ou com certa regularidade para animais que não competem.
Para reduzir as interpretações errôneas nas medidas, é importante expor o animal à temperatura ambiente no local por aproximadamente 30 minutos. Feito isso, observa-se a diferença entre as cores das imagens.
Considera-se a possibilidade de patologia quando for constatada a alteração de 2ºC em 25% da área em análise. Os tendões e articulações podem apresentar mudanças significativas de temperatura por até duas semanas antes de ser aparente.
Através da termografia pode-se identificar laminite e outros processos inflamatórios nos cascos; lesões músculo-esqueléticas antes de serem detectáveis por radiologia e de 30 a 60 dias antes de surgirem sinais clínicos; lesões músculo esqueléticas já estabelecidas e tumores não-profundos; o estado da musculatura; revela se a sela do animal está prejudicando o seu rendimento; adequação do Ferrageamento e Casqueamento, entre outros.
É fundamental que o equino tenha o acompanhamento constante de um profissional veterinário especializado para a correta análise de uma medição de termografia. O objetivo, como ressaltamos, é descobrir com antecedência possíveis problemas antes que eles fiquem mais graves. Este método não invasivo mostra como a tecnologia pode ser uma aliada dos cavalos, pois traz resultados animadores aos que se beneficiam do uso.
E se você, assim como nós, é apaixonado por cavalos, confira o artigo que traz como tema a idade dos cavalos em relação ao homem. Você vai se surpreender com as dicas para prolongar o bem-estar dos animais, independente da contagem dos anos.
Equipe TudoVet