Tudo o que você precisa saber sobre o Gado Wagyu!

Descubra nesse post porque a carne do gado Wagyu é tão procurada no Brasil e no mundo e entenda as vantagens de criá-lo!

Considerada uma das carnes mais nobres do Brasil e do mundo, o gado Wagyu é de origem japonesa e foi introduzido em nosso país a cerca de 25 anos pela empresa Yakult. Bem conhecida por ser suculenta e macia, ela é considerada a mais saborosa e a mais cara também, com seus preços no país variando de 300 a 1.450 reais o quilo. Não à toa, ela é muito utilizada para a preparação dos pratos mais caros e saborosos do mundo, como o Golden Giant, que é vendido em Tóquio e vai 1kg da carne do gado Wagyu.

No post de hoje da TudoVet te mostraremos tudo o que você precisa saber sobre essa raça bovina para entender como a carne dela é tão saborosa e faz tanto sucesso.

Como surgiu o gado Wagyu?

tópico 1

De origem milenar, a raça Wagyu começou a deixar seus primeiros vestígios no mundo no Japão do século II. Ela tinha como principal função trabalhar como tração animal nas plantações de arroz do país.

Com o tempo, eles foram se espalhando pela Ásia, mas com o terreno montanhoso da região de Shikoku, sua importação era muito restrita e lenta. Com isso, a criação dessa raça foi se isolando cada vez mais, o que produziu diversas outras espécies, mas manteve a textura e a maciez saborosa de sua carne intacta.

Quando o país oriental começou a receber cada vez mais visitas de estrangeiros, perceberam que a carne do gado Wahyu era muito apreciada por muitos deles, então, começaram a investir em massa na criação dessa raça.

Para dar mais um diferencial em seu gosto, no Japão, os bovinos tomam cerveja, saquê e recebem massagem para manter a qualidade de sua carne, que traz como uma de suas maiores peculiaridades um alto nível de marmoreio, que é a gordura intramuscular.

Atualmente, em seu país de origem, existem duas raças originadas dessa, o Red Wagyu e o Black Wagyu, ambas com a mesma qualidade possuindo somente alguns diferencias. Enquanto a primeira se destaca pela sua carcaça ter um maior rendimento, podendo chegar o lucro do produtor em até 8 mil reais, o Black se destaca pelo maior marmoreio que ela tem.

Como é a criação dessa raça no Brasil?

tópico 2

O gado Wagyu chegou no Brasil há cerca de 25 anos, pela empresa Yakult, como uma contribuição do presidente da primeira filial no Brasil, Teruo Wakabayashi, para o país, localizada no interior do estado de São Paulo.

Essa contribuição foi para ajudar no melhoramento genético das carnes brasileiras, mas foi em um processo um pouco lento, pois antes de abrir espaço para os novos produtores, a empresa passou 10 anos investindo na genética do animal.

No Brasil, o manejo desse bovino se dá de outra maneira. Em muitos lugares não fazem massagem ou dão cervejas e saquês para eles, mas possuem uma dieta equilibrada e tempo certo para ficar no pasto, entrar em isolamento e atingir o grau ideal de marmoreio.

No entanto, ainda assim, com a empresa abrindo espaço para outros produtores, não existe carne suficiente para a demanda interna, fazendo com que muitos a importem de países como o Japão, por exemplo, o que pode deixá-la ainda mais cara.

No Brasil, você pode fazer 30kg de contrafilé em um gado de 700kg, e cada quilo dessa carne pode ser vendida por, em média, 350,00 reais, embora ela não seja a única mais procurada, sendo muito vendida também a picanha do animal.

Vantagens do gado Wagyu

tópico 3

A alta demanda da carne desses animais em território nacional e os lucros que são obtidos com a sua criação, apesar dos altos custos, já é uma ótima vantagem para a produção desses gados.

No entanto, existe outras ótimas vantagens como:

  • O cruzamento com outras raças, já que ela transmite maior marmoreio;
  • O cruzamento dela com outra espécie pode ser realizado e ainda obterá um resultado com uma ótima qualidade;
  • A tendência é que a procura por ela vai aumentar consideravelmente, visto que o animal possui um grande diferencial para a criação bovina do país e do mundo.

Possui uma criação desses ou de outros tipos de gado? Conheça alguns suplementos que podem melhorar ainda mais a alimentação e os resultados da criação!

Equipe TudoVet