Hidroponia: o que é? Como funciona?
A hidroponia é um método de cultivo de vegetais sem o uso do solo, assim, a palavra hidroponia é de origem grega que em sua tradução quer dizer hydro (água) e ponos (trabalho), ou seja, o trabalho é realizado através da água mais adição de nutrientes que a planta necessita.
Cada espécie de vegetal tem um tipo de necessidade e estar consciente delas é importante para bons resultados no cultivo, contudo a hidroponia tem sido amplamente utilizada pelas diversas vantagens que possui, entre elas a economia a longo prazo, fator dado pela diminuição dos custos de mão de obra.
Esse método também pode ser utilizado para plantio caseiro, contando com um sistema hidropônico mais simples em casos assim. Quer saber mais sobre a hidroponia e como ela funciona? Continue com a leitura!
Como funciona a Hidroponia?
Bastante simples, o método hidropônico caracteriza-se pelo cultivo de plantas através da água. As germinações acontecem normalmente em um local separado e que utiliza um espaço mínimo em placas de espuma fenólica.
Após germinar, a muda é transplantada para o ambiente em que provavelmente irá se desenvolver. Nesse momento se inicia a implantação da solução nutritiva que é composta basicamente por água pura e fertilizantes.
Cada variedade de hortaliça possui o próprio tempo de crescimento e necessidades nutritivas. É possível controlar de maneira mais adequada a quantidade de minerais e soluções solúveis para que a planta se desenvolva da maneira mais adequada.
Geralmente também são utilizadas estufas para controlar a temperatura do espaço e assim fazer com que as hortaliças sofram menos danos ocasionados pela mudança do clima. A exigência de luz faz parte da maior parte das plantas, e quando a luz natural do sol não é possível, é implementada a luz artificial nas dentro dos parâmetros de necessidade da planta.
As vantagens da Hidroponia
A hidroponia como já mencionamos, tem se desenvolvido bastante no Brasil devido às grandes vantagens que proporciona. Em primeiro lugar está o uso mais consciente e racional da água, tendo em vista que a planta fica suspensa em uma solução de irrigação e essa água retorna para o reservatório da solução nutritiva.
Além disso, o aumento da produção também é outra vantagem que faz toda a diferença, esse processo ocorre porque a planta é monitorada diariamente e ter condições equilibradas para o seu desenvolvimento.
Outro ponto de vantagem e que gera economia é a redução de mão de obra, o sistema hidropônico requer menor controle de pragas e doenças, resultando também em menos gastos com pesticidas e defensivos agrícolas para controlar esses problemas tão comuns em cultivos tradicionais.
Dentro dessas inúmeras vantagens ainda há melhoramento do produto, pois com o uso cada vez menor de produtos, o alimento chega à mesa mais limpo e saudável. A quantidade de descartes por falta de qualidade também é minimizada devido ao controle de vários fatores que influenciaram o desenvolvimento ruim da planta.
Se você gostou desse conteúdo continue acompanhando o nosso blog e não deixe de nos seguir nas redes sociais!
Equipe TudoVet