Como diminuir a queda dos pelos em cães?
A queda de pelos é uma das reclamações mais comuns em relação aos cuidados com os pets. Adoramos nossos animais, mas a constante bagunça ocasionada pela queda dos pelos é motivo de preocupação e, como não, de muito cansaço! Haja aspirador para limpar. Então, como fazer para evitar ou ajudar a diminuir a queda do pelo em cães?
A primeira coisa que você precisa saber é que todo cão solta pelos. Algumas raças soltam mais, outras menos. Algumas das raças que mais soltam pelos: Golden Retriever, Collie, Pastor Alemão, Pug, Dálmata, Beagle, Lavrador. Entre os que soltam menos pelos, temos: Maltês, Poodle, Shih Tzu, Lhasa Apso, Yorkshire.
É natural essa troca de pelos, para que os velhos possam ser eliminados e novos possam crescer, deixando sua pele sempre saudável. Existem fases de troca de pelos, onde é natural aumentar a queda. É preciso observar se seu pet está passando por um desses momentos, ou se é algo mais sério e que exija cuidados.
O cão que solta muito pelo, a ponto de formas falhas em sua pelagem, pode estar com alguma doença de pele. Inchaço, vermelhidão na pele, feridas, muita coceira ou um pelo seco que sai na sua mão, só de pegar, são sinais preocupantes. Nesse caso, é bom consultar um veterinário para investigar as causas.
É possível diminuir a queda do pelo em cães tomando alguns cuidados. A higiene correta, e também escovação da pelagem podem ajudar. Uma boa alimentação é muito importante também. Complexos vitamínicos como o Pelo Derme cápsulas que devem ser tomadas uma vez ao dia e ajudam a fortalecer os pelos e manter a pele dos cães mais saudável, ou o Omega 3 Dog também podem ser indicados.
Na dúvida, consulte sempre um veterinário.
Equipe Tudo Vet