Vermifugação de Equinos

A boa saúde dos equinos depende de sua alimentação, vermifugação e vacinação corretas. O problema de um cavalo com parasitas é que eles competem por nutrientes, mudando sua performance e capacidade respiratória, por exemplo, além de acarretar diarréias, cólicas, baixo rendimento. A vermifugação deve ser feita de forma rotativa e constante, como prevenção.

É bastante grande a variedade de vermífugos, portanto é fundamental que o médico veterinário prescreva o mais adequado. A infestação por parasitas é sério, e prejudica muito o animal. As larvas dos vermes estão nos locais onde o cavalo fica, como pastagens, cocheiras, etc. Além de vermifugar corretamente o equino, deve-se atentar para a limpeza do local contaminado com suas fezes também. Pode ser necessário um exame parasitológico de fezes para indicar se a base que está sendo usada está adequada ao tipo de vermes da infestação.
Os fabricantes de vermífugos apresentam seus produtos em forma de bisnagas com uma pasta ou gel. Elas possuem uma graduação de acordo com o peso do animal.

Os potros podem ser vermifugados?

vermifugo em potros
Os  potros já podem ser vermifugados aos 60 dias de vida. Outra coisa que merece atenção é a época do ano, já que as infestações são mais comuns no outono e na primavera. É muito importante atentar para o manejo sanitário do ambiente do  cavalo. As baias devem estar limpas, pastagem rotacionada, e as esterqueiras bem cuidadas.

Qual a frequência da vermifugação?

O vermífugo para cavalos pode ser administrado após 1 mês de vida, e deve ser repetida a cada dois ou três meses. Caso não haja melhora, recomenda-se um exame de fezes parasitológico. Um médico-veterinário deve prescrever a melhor vermifugação para seu cavalo ou égua.

Éguas prenhas podem usar vermífugo?

Vermifugo em egua prenha

A vermifugação deve acontecer normalmente (a cada dois meses), porém no décimo mês é indicado que seja realizada mais uma vermifugação, para evitar que certos parasitas cheguem até o feto. Éguas que amamentam ou éguas prenhes podem tomar vermífugos. Na dúvida, antes de se administrar qualquer medicação ou alterar qualquer coisa na rotina da égua, um médico veterinário deve ser consultado.