Como prevenir e tratar as dores articulares nos cães

As dores articulares não acometem somente nós, humanos, mas nossos animais de estimação também podem sofrer do mesmo mal. Elas estão associadas ao desgaste natural dos tecidos, que com o tempo podem causar dores fortes nos cães. Além da dor, a doença causa dificuldade na movimentação, endurecimento das articulações e formação de esteófitos, que são caroços nas extremidades (como o bico de papagaio).

Como prevenir e tratar as dores articulares nos cães

Existem algumas raças que são mais propícias a ter dores nas articulações, como os labradores, rotweillers e golden retriviers. Alguns sinais podem demonstrar que seu cão está sofrendo de dores nas articulações. Por exemplo:

  • Dificuldade para levantar-se;
  • Não quer mais passear ou não fica tão animado quando é chamado para sair de seu lugar;
  • Anda de forma estranha, rebolando ou mancando;
  • Possui movimentos mais lentos;
  • Chora quando é carregado no colo;
  • Se você balançar a pata do cão ele reclama;
  • Está mais quieto e apático, e sem apetite, amuado em seu cantinho.

Caso seja diagnosticado algum tipo de problema que cause as dores, como artrite, entre outros, será  preciso o acompanhamento de um veterinário para saber o que fazer e a melhor forma de tratamento para melhorar a qualidade de vida do animal. Existem no mercado produtos como regenerador articular para cães, vitaminas para cachorro ou suplemento alimentar para cães, que podem ser usados para prevenir problemas articulatórios. Entretanto, é sempre aconselhável falar com um profissional para analisar a gravidade do caso e para que o melhor possa ser feito para amenizar o problema.

Hoje, sabe-se que, para além dos analgésicos e antinflamatórios geralmente receitados para este tipo de condição, alguns suplementos vitamínicos podem ser usados para ajudar o corpo a restaurar a cartilagem.

Como prevenir e tratar as dores articulares nos cães

O inverno piora os quadros de dores articulares, e é nessa época de frio que temos mais casos descobertos. Se o animal já sofre de artrite ou artrose, ou tem mais idade, com as baixas temperaturas o quadro tende a piorar. Aconselha-se que, mesmo que o animal ainda não apresente o problema, pode-se oferecer suplementos alimentares que possuam aminoácidos e antioxidantes para prevenir a degeneração dos tecidos das cartilagens, especialmente naquelas raças já com pré-disposição.

Devemos manter os animais aquecidos, com cama confortável e protegidos do frio. O piso da casa ou local onde ele fica, se for frio, piora as dores e deixa o animal ainda mais apático e desanimado. Um acompanhamento adequado do veterinário pode trazer qualidade de vida ao cão, mesmo quando a situação é irreversível. Vamos cuidar de nossos velhinhos com amor!

Equipe Tudo Vet