Acidentes Ofídicos em equinos, cuidados e tratamento.
O que fazer em caso de picada de cobra nos cavalos?
Nas áreas rurais, é bem comum acontecer acidentes com cobras (acidentes ofídico ou ofidismo), tanto no gado quanto em cavalos, causando prejuízos aos criadores. Levar uma picada pode ou não causar envenenamento, pois a cobra precisa conseguir injetar seu veneno, e não consegue sempre. Os cavalos são mais atingidos na cabeça (boca e língua), mas também patas e tórax.
No Brasil, as jararacas, cascavéis, surucucus e corais são as cobras mais comuns a picar os animais no campo. As jararacas são responsáveis por cerca de 80% das picadas, sendo a espécie mais comum encontrada. Sua picada tem uma ação hemorrágica e coagulante, o tecido local fica destruído e inflamado, podem se formar vesículas e depois ocorrer a necrose dos tecidos. Outras consequências severas podem ocorrer também: choque, insuficiência renal e coagulação intravascular disseminada, todas bastante graves. Outras serpentes causam problemas diferentes, por exemplo, tem efeitos neurotóxicos sobre o animal.
O que acontece após a picada?
O animal precisará ser acalmado e imobilizado, para minimizar a circulação do veneno. Um veterinário deverá avaliar o animal. O animal sentirá bastante dor, pode ter hemorragia local e inchaço imediato. Deve-se ministrar o soro antiofídico imediatamente, pois outras complicações graves podem surgir. Se houver hemorragia grave, usar uma toalha no local e fazer pressão. Torniquetes não são recomendados, porque podem causar necrose ou gangrena.
Dependendo da cobra, os sintomas podem diferir, portanto observar se o animal tem dificuldade em abrir os olhos, urina escura ou avermelhada, dificuldades respiratórias e o óbito. O soro para picada de cobra em cavalos, aplicado com rapidez, pode salvar a vida do animal, prevenindo as reações mais graves e evitando uma infecção bacteriana também com antibióticos.
Em caso de cobras não-peçonhentas, o animal irá precisar de antibióticos e soro também, mas as reações são mais brandas e controláveis.
Equipe Tudo Vet