Conheça as principais raças para ter sucesso na suinocultura!

Como em outras áreas da agropecuária, entender quais são as melhores e principais raças para criação, reprodução, custos e lucratividade em relação ao manejo em geral é fundamental para garantir rentabilidade e sucesso no setor. O Brasil se tornou o quarto maior produtor e exportador de carne suína do mundo, e com o avanço no setor podemos também agregar novas raças e ampliar o horizonte dos suinocultores.

O Ministério da agricultura realizou um levantamento dos estados brasileiros que mais produzem no setor e concluiu que Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina hoje são os maiores responsáveis pelo volume de criação dos suínos.

Para aqueles que já possuem uma criação e desejam aumentar o volume ou para os que tenham interesse em começar no setor é fundamental entender quais são as principais raças de suínos na produção nacional, e é nesse intuito que levantamos as mais conhecidas no setor a fim de auxiliar sua pesquisa para a decisão da melhor escolha para o seu ambiente.

Large White

Esta raça possui origem inglesa e é muito conhecida pela facilidade e capacidade reprodutiva, oferecendo um ótimo custo-benefício de investimento, já que é muito utilizada como matriz. A Large White também possui uma ótima capacidade de ganho de peso diário. Em aparência ela chama a atenção por possuir um porte grande e pelagem branca.

Landrace

A raça Landrace são conhecidas esteticamente por sua pelagem rala e fina, os animais possuem ótimo porte podendo chegar se criados corretamente a mais de 200 quilos, porém vale ressaltar a idade e peso ideal para o abate que acontece aproximadamente aos 6 meses de vida com peso ideal entre 75 e 85 quilos.

Pietrain

Esta raça possui características interessantes, são dóceis e possuem grandes manchas pretas pelo corpo, que se somam com uma pelagem branca. O seu páis de origem é a Bélgica e é muito destinada para a produção de toucinho e carne devido o excelente aproveitamento da carcaça.

Hampshire

Está raça tem como origem o sul do estado de Indiano nos Estados Unidos, possuem por padrão uma pelagem preta com pequenas faixas brancas nos membros anteriores. Estes suínos podem chegar aos 12 meses de vidas aos 130 quilos, sendo que seu peso médio na fase adulta fica entre os 200 a 300 kg. A raça é uma ótima opção para cruzamento, suas fêmeas apresentam média de 9 leitões por prenhez.

Duroc

Os suínos Duroc possuem origem americana e são caracterizados por sua pelagem avermelhada, são ótimos para produção de toucinho e banha já que em sua fase adulta os machos podem atingir de 260 a 280 Kg, as fêmeas no mesmo período chegam aos 220 Kg enquanto os animais castrados em sua idade mais avançada podem atingir os incríveis 500 quilos.

Ter conhecimento sobre as principais raças e quais são os maiores benefícios para a criação de cada uma delas é fundamental para ampliar a lucratividade e direcionar sua produção ao caminho ideal.

Confira também em nosso blog quais são as principais doenças dos suínos e aprenda a evitá-las.

Equipe TudoVet