Dê um banho incrível em seu cão com estas dicas de shampoos

Saiba como transformar a hora do banho em um momento agradável ao seu pet e confira sugestões de produtos para manter o cão cheiroso por ainda mais tempo!

Banho é tudo de bom, né? Além do cheiro de limpeza que proporciona ao pet e a beleza dos pelos brilhantes, a higiene dos cães é beneficiada. Se você costuma dar banho em casa ao invés de levá-lo ao pet shop, precisa se munir de produtos de qualidade para garantir a eficiência e prolongar os efeitos. Carinho e cuidado são essenciais, sobretudo neste momento, já que nem todos os animais aceitam o banho naturalmente.

Aliás, nosso post sobre hidratação do pelo dos cães fez o maior sucesso, por isso, atendendo a pedidos, falaremos sobre o banho em detalhes, assunto que chama a atenção de quem deseja manter a beleza  da pelagem do seu pet.

Frequência dos banhos

Vamos começar esclarecendo uma das dúvidas mais comuns dos donos de pet e que influenciam diretamente na saúde do animal.

“De quanto em quanto tempo devo dar banho em meu pet?”

Para ajudá-lo a encontrar esta resposta, devemos considerar a estação do ano, características da pelagem e os hábitos. No verão, para os cães de pelo curto, os banhos podem ser dados de 15 em 15 dias. Durante o inverno, o ideal é lavá-los a cada 30 dias, caso o animal tenha pelos longos.

Outro ponto a ser considerado são os hábitos. Aqueles que vivem dentro de casa casa, podem complementar a limpeza entre estes intervalos com produtos para banho a seco. Assim, eles ficam com um odor agradável por mais tempo.

Lembre-se: banho em excesso pode prejudicar a saúde canina.

Escove os pelos de seu cão

 Antes de um banho, é fundamental remover os pelos soltos, o que amplia a eficiência do shampoo em contato com a pele e o pelo do animal. A escovação se torna uma aliada, principalmente em cães com pelos longos que acumulam pelos embaraçados. Se isso acontecer, utilize um spray desembaraçante (este que sugerimos no link tem óleo de Argan do Marrocos!). Desta forma, a escovação se torna menos incômoda ao pet e mais fácil ao dono.

O sentido da escovação deve ser da cabeça para a cauda, de maneira suave. Se a pelagem for muito grossa, é recomendável iniciar no sentido contrário e depois para fora. Para retirar os fios soltos, utilize um pente.

Dica: se você tem alguma dificuldade em acalmar seu pet neste momento, leve-o para passear antes do banho e brinque bastante até que ele esteja mais cansado e relaxe durante a lavagem.

Temperatura da água

Para tornar o momento mais confortável ao cão, evite utilizar mangueiras em ambientes externos. A temperatura da água deve estar morna para promover um banho tranquilo. Em animais de pequeno porte, você pode optar por pias ou tanques. Já para os de grande porte, banheiras (de humanos ou especiais para eles).

A escolha do shampoo para cães

A linha de higiene para pets apresenta uma infinidade de opções, por isso, não há qualquer explicação plausível para utilizar shampoos humanos em cães. Os shampoos humanos não possuem pH balanceado para os animais e trazem em sua composição produtos detergentes muito fortes, o que causa prejuízo às peles sensíveis. Em consulta com um veterinário, escolha considerando o tipo de pelo ou condição da pele e faça a mágica acontecer. Veja alguns produtos que separamos especialmente para o seu melhor amigo:

A TudoVet tem muito mais produtos relacionados à higiene e beleza para seu pet. Confira em nosso site!

Secando o pet

Secar o pet é muito importante para que ele não pegue nenhum resfriado, nem adquira uma dermatite úmida. Em cães com pelo curto, a melhor opção é usar uma toalha felpuda. Nos animais de pelo longo, é preciso pentear antes da secagem, pois os pelos podem formar nós. Se o cão não sentir desconforto, utilize um secador de cabelo com vento morno.

Equipe TudoVet