Potros Neonatos – Confira os cuidados e manejo!
Os cuidados com os potros neonatos e o seu manejo são essenciais para garantir uma ótima saúde para eles. Confira o que você deve fazer!
Cuidar de uma égua prenha e fazer a vermifugação antes do nascimento dos potros é muito importante para não transmitir os vermes que haveria dentro dela para os filhotes. No entanto, mesmo depois de nascidos, é muito importante continuar realizando cuidados e manejo com o potro neonato para que ele cresça bem e saudável.
No post de hoje da TudoVet te daremos algumas dicas bem legais de como você poderá fazer isso. Confira!
Observe quanto tempo ele demora para mamar o colostro da mãe
Os potros neonatos geralmente começam a andar em duas horas no máximo para mamar o colostro da mãe e é essencial que ele faça isso durante as suas 6 primeiras horas de vida para transmitir toda a imunidade da égua para o filhote para que se evite doenças futuras.
É muito importante prestar bastante atenção nesse detalhe, pois caso ele não consiga ingeri-lo, por algum motivo, você terá que tomar algumas providências para conseguir transmitir tudo que o potro vai precisar.
O ideal para caso isso aconteça, é criar um banco de colostro para ele ingerir ou algum outro tipo de leite que forneça essa imunidade. Além disso, você também pode preferir uma outra égua que também esteja em fase de amamentação para que esse pequeno filhote mame nela e ingira esse colostro.
Evitar a diarreia osmótica nos potros neonatos
Quando está prestes de o potro nascer e até 1 semana depois do nascimento, a égua começa a ter bastante produção de colostro para que o seu filhote mame, no entanto, ele pode ser excessivo e chegar a dar diarreia osmótica no pequeno equino quando ingeri-la.
Por isso, é muito importante que uma semana antes e uma depois, você tire o concentrado da égua e forneça um ótimo volumoso, de qualidade, para evitar que essa produção seja bem excessiva e, consequentemente, evitar que coisas assim aconteça com o potro neonato.
Analise as fezes do seu potro neonato
Outra coisa muito importante para se prestar atenção no potro quando ele nasce é nas suas fezes. Isso acontece por que quando ele ingere o colostro, suas fezes costumam a ser um pouco mais pastosas e podem ficar um pouco no ânus dele, emplastado, o que pode acontecer de impedi-lo de defecar outras vezes.
Por isso, é muito importante analisar bem as fezes dele para tomar providências caso isso aconteça, pois será necessário algum método que tire as que estão ressecadas em seu ânus.
Desinfectar o umbigo para que ele caia
Quando nasce, o potro possui um umbigo, que o vinculava com a mãe, e é necessário realizar a sua desinfecção até que ele caia. Para isso, você poderá utilizar o iodo 5% e o Spray prata, para evitar que vá moscas e dê bicheiras no pequeno filhote, o que pode fazer mal a ele, lhe trazendo vermes e doenças.
Se quando estiver realizando essa desinfecção você notar que ainda há um pedaço do cordão umbilical preso no potro neonato, é muito importante que você o corte, depois de fazer uma ligadura com dois dedos abaixo da barriga do animal. Após isso, continue a desinfecção até que ele caia.
Para um equino bem saudável, também é muito importante que você realize a suplementação dele ainda em sua fase de crescimento, para que ele consiga receber todas as vitaminas e minerais para desenvolver os seus músculos, melhorar o seu fôlego e o seu desempenho. Por isso, aqui na TudoVet oferecemos os melhores produtos para o seu animal! Confira!
Equipe TudoVet