Confira 3 grandes benefícios na criação de Ovinos!

Para uma fazenda, seja ela pequena, média ou grande, existem diversos benefícios na criação de ovinos que trará ótimos resultados para o produtor. Confira!

Com as primeiras raças de ovinos sendo introduzidas no Brasil pelos colonizadores, a ovinocultura está se tornando cada vez mais popular no país, com muitas criações de ovelhas e carneiros sendo iniciadas nas principais regiões, com um grande destaque para o nordeste, onde concentra uma grande parte de raças que serão destinadas ao consumo de carne e a criação de couro, e a região sul, onde as espécies dos ovinos são destinadas a produção de lãs e seus derivados.

Sendo raras de serem encontradas antigamente, as carnes dos ovinos já podem ser vistas nos principais açougues e supermercados do país e, embora não seja tão popular quanto a bovina, tem uma grande quantidade de apreciadores da sua suculência e da sua maciez.

Dentre diversas vantagens que temos ao criar esses animais, no post de hoje da TudoVet falaremos um pouco mais sobre quais serão os 3 grandes benefícios na criação de ovinos. Confira!

Esses animais tem um melhor ciclo de reprodução

tópico 1

A primeira coisa que você tem que levar em conta para iniciar uma criação de animais, sejam eles ovinos, bovinos ou outra espécie, é o seu ciclo de reprodução, pois com um menor você terá melhor giro de capital e retorno do investimento mais rapidamente.

O ciclo reprodutivo é o primeiro dos principais benefícios na criação de ovinos, pois as ovelhas estão prontas para a procriação entre os 18 e 30 meses, o que é relativamente rápido comparado aos outros animais, sendo uma ótima escolha para pequenos e médios produtores.

No entanto, quando criar esses animais é muito importante prestar atenção no desmame do filhote, pois, caso ele seja tardio, pode comprometer o seu ganho de peso e também prejudicar o desempenho das matrizes. Por isso, o ideal é que esse desmame aconteça, em média, aos 45 dias de vida.

Facilidade em tratar a alimentação

tópico 2

Uma das coisas mais difíceis no manejo de diversos tipos de criações, sem dúvida, é na alimentação. Muitos animais, como os equinos e os bovinos precisam absorver diversos nutrientes e vitaminas que não tem no pasto e é necessário o uso de suplementos para melhorar o seu desempenho e o seu resultado.

Para a criação de ovinos, embora a suplementação com vitaminas e minerais e o valor nutritivo da grama também seja importante de avaliar, tratar a alimentação fica bem mais fácil, uma vez que ela é constituída, basicamente, de volumosos, como a pastagem, por exemplo.

É importante salientar também que, embora eles sejam animais mais rústicos, ou seja, tem um manejo um pouco mais simples do que os outros, ainda é muito importante manter a limpeza dos lugares que utilizam para se alimentar, como cochos e bebedouros.

Melhores preços de mercado e a demanda está subindo

tópico 3

Basicamente, podemos dizer que a criação de ovinos visa em atingir dois principais segmentos: a produção de lã e a produção de carne.

Embora as carnes bovinas e suínas no Brasil sejam mais demandadas do que as de cordeiros e carneiros, elas estão começando a ficar cada vez mais populares e chegando à mesa de diversos consumidores que a apreciam. Os preços também trazem ótimas vantagens, pois são relativamente mais altos do que os outros tipos de carnes, devido a sua qualidade.

Além disso, há muito mais demanda pelo corte do cordeiro e do carneiro do que produtores ofertando, tornando isso um dos maiores benefícios na criação de ovinos, principalmente para os pequenos e médios criadores.

Equipe TudoVet