Rabdomiólise equina, entenda o que é e como evitar!
Descobrir formas de evitar a Rabdomiólise equina é essencial para o bem-estar do seu animal!
O seu cavalo está suando mais do que o normal, relutando ou travando na hora de realizar os exercícios? Ele pode estar com uma doença conhecida como “Mal de segunda-feira” ou Rabdomiólise equina.
Com o objetivo de promover o bem-estar ao seu animal e melhorar o desempenho dele nas atividades, no post de hoje da TudoVet falaremos sobre algo que atinge bastantes equinos e te mostraremos como você poderá evitar que ela chegue ao seu cavalo! Continue lendo para descobrir técnicas que podem deixar o seu animal ainda mais saudável!
O que é a Rabdomiólise equina?
Conhecida também como mal de segunda-feira, a rabdomiólise equina consiste em um processo de degeneração do tecido muscular esquelético. Ela acontece, pois quando você expõe o seu animal a exercícios físicos muito intenso em um curto período, o glicogênio é quebrado muito mais rápido do que a quantidade de oxigênio disponível, ele é transformado em um ácido conhecido como láctico, o que cria um excesso dele no corpo do animal, causando danos na membrana celular.
Ficou um pouco confuso? Vamos te explicar melhor!
Imagine que você é dono de um equino que fica em um local chamado “Haras do seu José” e quase não vai visitá-lo, pois trabalha bastante. Certo dia, você tira um final de semana e finalmente pensa em relaxar. Com isso, vai até o Haras do seu José e pega o seu animal para cavalgar.
No entanto, você está com saudades disso. Faz tempo que você não se sente tão calmo e relaxado. O vento bate no seu rosto, o animal está indo na velocidade que deseja e, por um instante, você esquece de tudo. Conseguiu imaginar?
Contudo, no outro dia, quando volta para cavalgar mais um pouco com o seu cavalo, ele está relutando ou travado para realizar os exercícios. Isso acontece, pois pode estar sentindo bastante dor muscular, o que pode significar que ele está com a Rabdomiólise.
Mas por que isso acontece com o seu animal?
A Rabdomiólise equina é muito conhecida como o mal de segunda-feira, pois ela acomete muitas vezes os animais nos finais de semana. Seguindo o exemplo acima, quando deixamos o cavalo sem praticar exercícios por bastante tempo, e fazemos com que ele faça uma atividade intensa, do qual não está acostumado, em um curto período, como um final de semana, acontecerá o processo de degeneração do tecido muscular esquelético, causando o excesso de ácido láctico, e os seus músculos serão enrijecidos.
Esse enrijecimento poderá causar bastante dor ao seu cavalo, o que dificultará a sua locomoção e fará com que ele tenha essa relutância ou travamento na hora de realizar exercícios físicos.
Além disso, caso você tenha alimentado ele com excesso de carboidrato, mas não faz exercícios consecutivos e, de repente, o tira da baia para realizar uma atividade intensa, também pode acontecer isso com o equino.
Como evitar a Rabdomiólise equina no seu animal?
Essa doença pode atingir todas as raças, tamanhos e sexos de cavalos. Por isso, é muito importante que você siga algumas orientações antes de praticar exercícios com o seu animal, tais como:
- Prepare o seu cavalo quando for realizar alguma atividade intensa, principalmente se ele for mais velho, com idade superior a 15 anos, pois temos o costume de deixá-los um pouco mais parados;
- Treine o equino toda semana;
- Caso não consiga treinar o seu cavalo toda semana, quando tirá-lo da baia, dê uma pequena cavalgada de baixa intensidade para ele se acostumar antes de submetê-los a exercícios que exijam mais do seu corpo.
É fundamental que você evite que essa doença acometa os seus animais, pois, além de causar degeneração do tecido muscular esquelético, ela pode causar outros problemas que possam ter sintomas um pouco mais brandos.
Equipe TudoVet