Cachorro com medo de fogos, entenda como ajudar o seu pet!
Nossos amigos peludos são cheios de amor e companheirismo para conosco, mas, ao mesmo tempo, nós também precisamos ter esses mesmos sentimentos para com eles, além de paciência. Principalmente quando eles estão com um sentimento tão ruim como o medo.
O medo pode ser despertado nos nossos pets por diversos fatores, mas um dos motivos mais comuns para o desespero dos nossos cães são os fogos de artifício.
Muito comuns nas festas de final de ano e em comemorações, como jogos de futebol, o que para gente é bonito e um sinônimo de festividade, para muitos cães é motivo de pânico e terror.
Dessa forma, entenda como ajudar seu pet no momento em que ele estiver aterrorizado devido aos fogos de artifícios.
Afinal, além de fogos causarem desconforto a eles, todo esse barulho e explosões no céu podem também causar fugas, acidentes e, em casos mais severos, até mesmo uma parada cardíaca.
Qual o motivo dos fogos de artifício serem tão incômodos para pets?
Diferente dos humanos, os cachorros têm a audição muito maior e mais aguçada do que a nossa. Dessa forma, sua audição é muito sensível a barulhos altos, como a explosão de fogos de artifício.
Fora isso, as luzes brilhantes e contínuas também são sensíveis para os olhos de nossos animaizinhos, gerando crises de ansiedade e estresse.
Como eu posso ajudar meu pet?
Ver nosso bichinho de estimação na condição de pavor nos assusta e nos deixa muito preocupados com a saúde e bem-estar deles.
Portanto, para ajudar seu pet, assim como ajudar a nós mesmos, confira algumas dicas que preparamos para você!
Utilize essências relaxantes
As essências relaxantes, como aromaterapia, funciona para cachorros da mesma forma que funcionam para seres humanos. Dentre elas, a mais comum é a lavanda, sendo essa essência responsável por deixar o cão mais tranquilo.
O óleo essencial de lavanda pode ser comprado em farmácias e deve ser aplicado nos locais que o cachorro ficará, como sua caminha. Nunca aplique o óleo diretamente no cachorro, pois pode dar reação em seu pelo e em sua pele.
Mas nunca deixe de consultar um veterinário para ele te orientar melhor em relação à utilização dessas essências, e, até mesmo caso, o animal precise de medicação.
Prepare e seja um local seguro e confortável
Tanto o local quanto vocês devem apresentar segurança para seu pet. Nunca o ignore, se ele quiser colo e ficar próximo de você, deixe. Da mesma forma que você deve procurar distraí-lo com petiscos e brincadeiras.
É claro que se o cachorro desejar ficar sozinho, respeite seu espaço. Mas caso contrário, faça de tudo para que ele se sinta protegido ao seu lado.
Fora isso, também deixe o animal em um local seguro para que ele não consiga escapar e nem se machucar. Um cômodo com janelas e cortinas fechadas pode abafar tanto o barulho, quanto o visual da explosão de fogos.
Outra dica é colocar TVs ou rádios ligados em volume alto para também abafar o som dos fogos de artifícios.
Utilize da técnica da amarração tellington touch
Outra sugestão que você pode utilizar para ajudar seu pet é a amarração tellington touch. Essa técnica consiste em enrolar um tecido em pontos específicos do corpo do animal, com o intuito de que ele se sinta mais seguro e confortável.
No entanto, de forma alguma faça essa amarração na hora que os fogos de artifício começarem a estourar, isso pode causar mais pânico no animal e fazer com que ele associe o tecido aos sons altos e desagradáveis.
Equipe TudoVet