Dicas para dar banho no seu coelho e deixá-lo com o pelo brilhante!

Apesar de não poder dar banho no seu coelho diretamente, existem algumas dicas bem importantes para deixá-lo limpinho. Confira! 

É muito comum, principalmente para quem está bastante acostumado aos cachorrinhos, acreditar que todos os pets precisam tomar banho em algum momento. 

No entanto, isso não é verdade, muitos animais, como os gatos, por exemplo, acabam ficando estressados com essa prática e pode fazer mal a eles, mas e quanto aos coelhos?

Sendo tão fofinhos que parecem bichinhos de pelúcia, quando vemos os pelos dos nossos coelhinhos sujos, uma das primeiras coisas que vem em nossa mente é querer dar banho neles, mas é preciso tomar cuidado. 

Assim como os bichanos, eles podem ficar bastante estressados com isso, além de desenvolver algumas alergias em seu pêlo, podendo levar até a perda de imunidade, o que torna esses animaizinhos mais suscetíveis a algumas doenças, mas existem algumas dicas que podem te ajudar a deixar seu coelho limpinho. 

Banho a seco 

Como citado anteriormente, os coelhos podem ficar bastante estressados ao entrar em contato com a água. Por esse motivo, uma ótima alternativa é realizar um banho (ou lavagem) a seco. Caso o seu pet esteja sujo de alguma coisa, seja lama ou mesmo fezes, você pode utilizar amido de milho e uma escova específica para realizar esse processo. 

Para isso, será preciso despejar o amido de milho na região em que está com a sujeira que quer limpar. Depois disso, é importante passar a escova. Fazendo esse procedimento várias vezes, você consegue deixar o seu pet limpinho e sem deixá-lo estressado. 

Lavagem com algodão 

Outra maneira de limpar o seu coelhinho quando ele estiver sujinho é através da lavagem com algodão. Para isso, será preciso do produto em questão, além de uma bacia com água e shampoo de bebê ou um próprio para esse tipo de animal. 

O processo é bem simples. Você vai colocar algumas gotas do shampoo na bacia e em seguida, mergulhe o algodão no recipiente. Esprema para tirar o excesso de água e leve até a área do coelho que está suja. É importante que a pele dele não entre em contato direto com o produto, além de ser fundamental só fazer isso onde está sujo e não no corpo inteiro. Após fazer a lavagem do seu animalzinho através do algodão, é preciso pegar o secador e secá-lo, mas ele deve estar no modo frio e não quente. 

Escove bem o pêlo do seu coelhinho

Para não precisar realizar o banho a seco ou a lavagem com algodão, uma ótima alternativa para deixar seu coelhinho com o pêlo brilhante é escová-lo constantemente. Com isso, eles não vão embaraçar. 

Quando não há embaraço, é mais difícil acumular alguns tipos de sujeira. Para esse processo, é importante escolher uma escova com cerdas bem macias e ir aos poucos para que o animal se acostume, principalmente se ele ficar mais agitado na hora que estiver sendo escovado. 

Limpe a região das glândulas odoríferas

Para deixar o seu coelhinho limpinho e cheiroso, além do “banho”, é importante limpar a região das glândulas odoríferas. Estando bem perto do bumbum, ela tende a acumular bastante secreção e, principalmente cheiro, o que pode deixar seu animalzinho com um cheiro forte. Para evitar que isso aconteça, a limpeza constante dessa área é fundamental. 

Equipe TudoVet