Saúde animal: planos de saúde e atendimentos de emergência.

Fazer um plano de saúde animal pode ser fundamental para um melhor cuidado com seus bichinhos. Entenda!

Quando temos um animalzinho e desenvolvemos muito carinho e amor por ele, sabemos quanto sua saúde é importante, não é? Estamos sempre tomando diversos cuidados para que eles não fiquem doentes e nem se machuquem. 

No entanto, apesar de todos esses cuidados, às vezes é preciso levá-lo ao veterinário, seja para uma consulta de rotina ou mesmo por causa de algum acidente que pode ter acontecido em um momento de pequeno descuido.

Assim como seres humanos, os animais também podem ser diagnosticados através de exames, tratados e, claro, medicados. Contudo, diferente de nós, não há um Sistema de saúde público para os nossos bichinhos. Até tem, mas geralmente são ongs que oferecem e pode ser um pouco difícil de ser encontrado. 

Por esse motivo, quando precisa de uma consulta de rotina ou passar no veterinário devido a algo que aconteceu, o valor dos exames dos animaizinhos podem ficar um pouco caro para o orçamento do dono. Isso faz com que muitas pessoas, mesmo vendo algo de estranho, não leve seu cachorro, gato ou qualquer outro animal, ao veterinário, e isso piora ainda mais sua saúde. 

Em alternativa a isso, existem alguns planos de saúde animal muito bons e que realizam atendimentos de emergência, mas como eles funcionam? 

O que é e como funciona um plano de saúde animal? 

Assim como os seres humanos, os animais também precisam fazer consultas de rotina para ver se ele está bem. Com isso, o plano de saúde animal é uma forma dos donos cuidarem de seus bichinhos sem precisar gastar muito dinheiro para isso. 

Ele funciona da mesma forma que um plano humano. É preciso pagar uma mensalidade para que os animais possam ter atendimentos periódicos ou emergenciais, caso precisem. 

Sendo assim, através dele, é possível ter acesso a clínicas veterinárias, hospitais, laboratórios, dentre outros, permitindo manter os seus gatos ou cachorrinhos bastante saudáveis. 

Com isso, você pode prevenir também diversas doenças que podem vir a surgir, como a raiva, por exemplo, que são muito comuns em gatos e cachorros e são perigosas para os seres humanos. Além disso, outro ponto importante é que esses planos de saúde animal também cobrem as vacinas que os seus bichinhos precisam tomar. 

Além dos exames, consultas periódicas e vacinas, algo que pode dar bastante gasto são os acidentes ou incidentes que acontecem, ou seja, aquilo que não estava esperando. 

Muitas vezes, brincando, os animaizinhos podem acabar se machucando, sendo picados por um inseto e o dono precisa correr para o hospital para ver o que aconteceu e fazer o tratamento. Por esse motivo, um plano de saúde também pode ser o ideal, mas quais são os custos dele? 

Valor do plano de saúde animal

Assim como os de humanos, os valores dos planos de saúde animal variam bastante. É possível encontrá-lo a partir de 27 reais. No entanto, é preciso ter em mente que quanto maior a cobertura, maior também será o valor. 

Mas é preciso entender que,mesmo com preços mais altos, compensa bastante fazer um plano de saúde para os seus bichinhos. Isso porque uma consulta no veterinário pode chegar a custar 130 reais, por exemplo, enquanto um exame de ultrassonografia tem um valor médio de 140 reais. 

Por esse motivo, é importante analisar bem a cobertura de cada um deles antes de contratar o plano de saúde. 

Equipe TudoVet