Febre aftosa – Entenda sobre a vacinação dos bovinos
Os cuidados com seu gado precisam ser constantes
O cuidado com os animais de criação em alta escala precisam ser diários e constantes. Pensando em te ensinar um pouco mais sobre a vacinação dos bovinos, nós, da TudoVet, apresentamos o artigo abaixo. Acompanhe conosco e boa leitura!
Importância da vacinação
Existem inúmeras doenças que podem acometer os bovinos, assim causando prejuízos incalculáveis tanto para os criadores quanto para a economia do país.
A vacinação é algo extremamente importante para que os vírus que afetam os bovinos sejam contidos e, assim, a vida do gado seja mais saudável. Dentre essas doenças, a febre aftosa é uma das principais.
Você sabe do que se trata a febre aftosa? Continue conosco e vamos te explicar mais sobre esse assunto!
O que é a febre aftosa?
A febre aftosa é uma doença viral altamente contagiosa. O seu último registro no Brasil se deu em 2006.
Uma doença que afeta principalmente bovinos, ovinos, caprinos, suínos, camelídeos, elefantes e ruminantes silvestres, mas que, em casos bem raros, também pode ser encontrada em humanos. Essa doença foi encontrada em diversas localidades do mundo como parte da Europa, África, Ásia e em grande parte da América do Sul.
Causa, sintomas e tratamento da febre aftosa
O vírus da febre aftosa pertence à família Picornaviridae e gênero Aphthovirus, que possui alta resistência aos fatores climáticos e ambientais normais. Porém, são inativados rapidamente em situações de alto ou baixo pH, luz solar, temperaturas elevadas e determinados desinfetantes.
A transmissão da doença é feita por animais infectados, que possuem contato com animais predispostos, ou também pelo compartilhamento de água e alimentos contaminados. Sua principal fonte de transmissão é pela mucosa.
O maior sintoma clínico é a aparição de aftas (vesículas) nas patas e boca do animal. Por se tratar de uma doença com baixo índice de mortalidade, é preciso um cuidado mais próximo para ser identificado.
Como a febre aftosa é uma doença para a qual não há cura, todo animal infectado precisa ser abatido para que a proliferação do vírus não continue e, assim, o restante dos animais não sofram.
Vacinação contra febre aftosa
A vacinação começou a ser usada no Brasil na década de 1960 com uma vacina que inativa os tipos A, O e C da febre aftosa. Esse processo é feito em quase toda a extensão do território nacional, porém algumas áreas já estão 100% livres da doença e a expectativa é que até 2026 o país seja considerado uma área livre da febre aftosa.
A vacinação dos animais garantem com que a qualidade de vida seja muito melhor e com isso outras doenças também sejam prevenidas e assim os prejuízos sejam evitados.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre a vacinação contra febre aftosa?
Acompanhe nosso blog e se mantenha informado de todas as novidades do setor veterinário!
Equipe TudoVet