Cuidados que você precisa ter com os seus pets durante as festas de fim de ano
Nós amamos as festas de fim de ano, mas pets podem acabar se machucando
O réveillon é uma época de tantas festas, comemorações, de juntar a família em casa para trocar presentes, confraternizar e curtir muito. Porém, não podemos nos esquecer dos nossos pets amados. Eles podem acabar sofrendo muito por conta dos barulhos em excesso. Pensando nisso, nós, da TudoVet, mostraremos os cuidados que você precisa ter com os seus pets durante as festas de fim de ano. Acompanhe conosco e boa leitura!
PRINCIPAIS CUIDADOS
Com a chegada das festas de final de ano, muitos tutores e amantes dos animais começam a se preocupar com a segurança dos amados pets. Deste modo, vamos te dar algumas dicas e orientações dos principais pontos que precisam de atenção redobrada nesta época.
ALIMENTAÇÃO
Quem nunca ficou com vontade de dar um pedacinho de comida para o seu pet na hora de um almoço ou jantar, não é mesmo? Entretanto, essa atitude pode trazer riscos para os nossos amados bichinhos. Afinal, existem alimentos que são extremamente tóxicos para eles.
Fizemos uma lista para ajudar a não acontecer nenhum acidente durante as comemorações:
- Chocolate (chocotone, bombons, sobremesas em geral);
- Uvas (in natura ou nos preparos);
- Comidas temperadas com alho e cebola;
- Bebidas alcoólicas.
A ingestão desses alimentos pelos animais de estimação pode causar vômitos, diarreia, apatia, desidratação, paralisia e, muitas vezes, a morte.
Infelizmente, os tratamentos para essas intoxicações são apenas temporários e mesmo pequenas doses desses alimentos podem prejudicar o seu pet.
É importante ter cuidado com esses alimentos e sempre consultar o veterinário. São diversos petiscos e rações especiais para oferecer aos seus animais durante o período de convivência para evitar acidentes.
OBJETOS PEQUENOS
Com o Natal, é chegada a hora de decorar a casa e, principalmente, montar aquela árvore cheia de bolinhas e enfeites maravilhosos.
Mas é preciso tomar alguns cuidados quando for decorar, pois nossos amiguinhos também acham essa decoração muito chamativa e interessante.
Cuidado para não deixar objetos pequenos com fácil acesso para seu pet, pois isso pode levá-lo a se engasgar com uma bolinha, por exemplo.
Outro inimigo comum são as luzes da árvore de natal, que ficam piscando e acabam chamando muito a atenção dos pets. Caso mordam os fios das luzes de natal, os pets podem sofrer um grave choque elétrico.
FOGOS DE ARTIFÍCIO
Uma tradição que está presente no mundo inteiro são os fogos de artifício. Os fogos de artifício são maravilhosos aos nossos olhos, porém oferecem um risco real para nossos pets.
O estrondo e o barulho que os fogos causam podem desnortear e assustar muito nossos bichinhos.
Como o excesso de barulho causa um grande estresse nos cães e gatos, em virtude da alta sensibilidade auditiva que eles possuem, pode vir a causar crises de ansiedade e de pânico nos pets.
Você pode tomar algumas medidas de prevenção para deixá-los mais à vontade, como:
- Algodão nos ouvidos ajuda a abafar o som;
- Não brigar, pois eles só estão demonstrando muito medo;
- Se o pet precisar ficar sozinho, deixe-o em um ambiente com janelas e portas fechadas para ajudar a abafar o barulho;
- Agora, se o seu pet sofre com ansiedade, jamais o deixe sozinho.
Agora você já sabe como deixar sua festa de final de ano mais segura para seu pet! Assine a nossa newsletter e esteja por dentro das novidades do mundo vet!
Equipe TudoVet