Entenda como evitar aumento de parasitas nos pets durante o verão

O calor é ideal para a proliferação dos parasitas em pets e pode afetar inclusive aos tutores; saiba mais com a TudoVet!

O verão parece um ambiente perfeito, não é mesmo? Dias ensolarados, temperaturas mais altas, chuvas na medida e toda diversão que o momento pode proporcionar. Ocorre que o verão é igualmente perfeito para o surgimento de parasitas nos pets. Pulgas, carrapatos e mosquitos adoram esse clima. Assim sendo, o cuidado com os bichinhos deve ser redobrado. Pensando em auxiliá-lo de modo que você entenda como evitar o aumento de parasitas nos pets durante o verão, nós, da TudoVet, apresentamos as dicas abaixo. Acompanhe conosco e boa leitura!

Os carrapatos e as pulgas podem sobreviver no ambiente como estágios imaturos por vários meses e, em épocas mais quentes e úmidas, completam seu ciclo. Deste modo, tornam-se adultos. 

Sendo assim, é justamente durante o verão que os animais de estimação ficam mais vulneráveis ​​e as infecções ocorrem com mais frequência, seja por ambiente infectado ou pela transmissão pet por pet durante um passeio, que também se torna mais comum.

É válido frisar que alguns desses parasitas podem causar doenças como a leishmaniose. É por isso que as pessoas devem sempre manter o ambiente limpo.

Além da coceira causada pela picada de pulgas e carrapatos – e alguns pets são inclusive alérgicos à saliva desses parasitas – estes podem transmitir aos bichinhos algumas doenças como erliquiose, babesiose, verminoses, além de causarem dermatites. As dermatites trazem grande desconforto ao animal e podem levar a complicações como feridas na pele, queda de pelo e vermelhidão no local. Algumas dessas também podem ser transmitidas a humanos, por isso é importante proteger os pets para evitar contaminação.

Já falamos sobre a importância de manter limpo o ambiente em que os seus pets estão, porém essa não é a única recomendação para evitar os parasitas. Para evitar parasitas em seus pets, recomenda-se:

  • Banhos e cuidados regulares e utilização de produtos recomendados para a prevenção e controle de parasitas no seu habitat.
  • Entre em contato com seu veterinário assim que notar algo incomum. Quanto mais cedo for detectada a presença de parasitas, mais fácil e rápido será eliminá-los. 
  • Após um passeio – veja as dicas extras da TudoVet ao final deste artigo – aumente a busca por parasitas e monitore o comportamento do seu pet nos próximos dias. As pulgas saltam longas distâncias e podem facilmente pular de um animal de estimação para outro. 
  • Use apenas produtos recomendados pelo seu veterinário para proteger cães ou gatos de parasitas. A remoção de pulgas em um estágio imaturo reduz as infecções ambientais. 
  • Gatos também têm problemas com parasitas, merecem atenção especial e medicamentos que os protejam  principalmente contra pulgas. 
  • Verifique se há dobras e  pelos de animais de estimação. Os carrapatos podem se esconder sob a pele ou em locais menos expostos, como entre os dedos ou dentro das orelhas.

Precauções a tomar ao passear com o seu pet no verão:

  1. Evite caminhar em clima quente. 
  2. Facilite o consumo de água aumentando o número de bebedouros na casa e mantendo a água sempre fresca. 
  3. Em hipótese alguma deixe o seu pet sozinho, dentro do veículo, mesmo que por pouco tempo. 
  4. Esteja sempre atento à prevenção de ectoparasitas tanto no ambiente quanto nos animais.

A prevenção da propagação de parasitas não protege apenas os nossos pets, mas também toda a família ou os que mais com os bichinhos possam conviver. A prevenção é sempre a melhor opção. Em caso de dúvida, não deixe de consultar o veterinário de sua confiança.

Gostou deste conteúdo? Então, siga a TudoVet nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades sobre os principais cuidados e tratamentos para seus animais.

Equipe TudoVet