Seu cachorro precisa de exercícios
Quem tem cães sabem o quanto eles adoram dar passeios! Os cães, tanto quanto nós, precisam de exercícios regulares para se manterem saudáveis. Além do fato de exercícios serem bons pra saúde de todos nós, e também para nossos cães, a falta de exercícios leva a comportamentos inadequados também. Cachorros jovens ou filhotes, especialmente, tem muita energia e precisam gastar. Muitas vezes, o mau comportamento dos cães está relacionado ao fato de não se exercitarem adequadamente e em quantidade razoável de vezes.
Quando vamos escolher o companheiro para estar conosco, também devemos levar em consideração as raças e sua necessidade de exercícios. Cães muito agitados precisam sair, correr, brincar e passear para se sentirem mais tranquilos, latir menos e parar de ter comportamentos destrutivos também. Algumas raças, como os pugs, têm tendência à obesidade, e devem também se exercitar, apesar do seu pequeno porte. Aliás, o fato das raças serem de pequeno tamanho não faz com que eles tenham exercício suficiente dentro de um apartamento. Mesmo os pequenos precisam sair e passear
Quanto tempo meus cães devem se exercitar?
É recomendado que os cães se exercitem por pelo menos meia hora por dia. De 30 a 60 minutos é o suficiente. Cuidado com o chão quente das calçadas das cidades, que pode queimar suas patas. O melhor seria passear sobre grama ou areia, no caso de praias. Caso não tenha nada disso por perto, escolha horários onde o solo esteja menos aquecido, como começo da manhã ou fim de tarde. Leve água com você e ofereça ao cão algumas vezes durante o passeio. Algumas pessoas com pouco tempo disponível tem optado por contratar “dog walkers” – cuidadores que passeiam com os cães. Outros tem deixado os cães em “daycares”, isso mesmo, em creche para cães, para que possam brincar e se exercitar durante o dia.
Meu cão está cansado e fora do peso, posso sair com ele para exercícios?
O custo de não se exercitar pode ser desde a obesidade e mau comportamento, até problemas físicos mais graves como fraqueza, cansaço, articulações frágeis. A obesidade pode danificar as juntas, ligamentos e ossos dos cães. Eles também podem sofrer de diabetes, problemas cardíacos e artrite. Você pode usar vitaminas para cães para melhorar as articulações, ou suplementos para cães para dar mais energia. Para melhor desenvolvimento dos músculos, existe também vitamina para cães que podem ser ministradas. Consulte sempre um veterinário, e bom passeio!