Baixas temperaturas podem causar doenças nos cachorros?
O Outono chegou e, com ele, as baixas temperaturas. Mas será que os cães são afetados pela mudança de tempo? Isso dependerá da pelagem. Os de pelos mais longos não sofrerão tanto com a queda nos termômetros. Cães e gatos também sofrem de doenças típicas dessa época, como gripes e resfriados.
A doença mais típica do inverno é a traqueobronquite, conhecida como Gripe Canina ou Tosse dos Canis. Os sintomas são espirros, falta de apetite e tosse normalmente seca que pode evoluir para catarro. Nesse caso, pode ser bom consultar um veterinário.
Os cães não sentem frio?
Nós precisamos de mais roupas, porém os bichinhos não. Eles possuem sua proteção natural, a pelagem. Durante essa época, não é recomendado tosar seu animal. Banhos também podem ser menos frequentes. Use água morna para o banho, e seque bem o cão. Na hora de dormir, deixe com ele um tapete e uma coberta. Algumas pessoas gostam de vestir os animais, porém verifique se está confortável para ele. O melhor é deixar o cão livre de peças de roupas. Para os passeios prefira quando ainda tem sol, o contrário do que fazemos no tempo quente. Você pode ver se um cão está com frio pela temperatura de suas orelhas, geralmente as pontas estão geladas se ele está precisando se aquecer mais.
Outra curiosidade é que, com temperaturas menores, os cães dormem por mais tempo. Os mais velhos, com menos massa muscular, também sofrem mais. É preciso prestar atenção nos cães velhinhos para não confundirmos frio e dor. Se o cão está muito mais quietinho que o normal, pode fazer andar um pouco e verificar se ele está bem.
Como proteger os cães das doenças de outono e inverno?
Manter as vacinas em dia é a forma mais eficiente de proteger seu animal durante os meses mais frios. Existem vacina inclusive para a ˜gripe dos canis˜. Outra coisa que você pode fazer é ministrar vitaminas para cães, especialmente os mais vulneráveis.
Suplementos para cães podem ajudar a repor vitaminas, sais minerais e outros elementos para que o cão tenha uma vida mais saudável e esteja mais preparado para resistir às doenças típicas dessa época.
A gripe humana, entretanto, não pega em cães. Não tenha medo de abraçar seu bichinho se estiver espirrando ou tossindo. Caso perceba que seu cachorrinho está doente, não hesite em levar ao veterinário. Ele saberá a gravidade da situação e irá recomendar o melhor a fazer.