Coprofagia – seu cachorro come cocô?

Comer cocô tem nome: coprofagia. Acredite, em alguns casos, isso é bem normal. Cães costumam comer de tudo, e isso é um hábito que faz parte da natureza animal. Por exemplo, cães lambem seus filhotes para estimulá-los a fazer cocô e xixi. Também é comum cães comerem cocô de gatos, que possuem mais gordura do que o de cães. Pois é, parece nojento, e é, mas é importante entender que alguns comportamentos fazem parte da natureza animal.

Coprofagia

Já é um pouco menos comum e preocupante o cão comer suas próprias fezes, seja por tédio ou uma forma de brincar e se distrair. Cães também comem fezes para manter seu ambiente limpo, caso seu dono não esteja fazendo isso regularmente pode ser sinal que o ambiente precisa de mais cuidado.

O adestramento para evacuar no lugar certo também pode levar à coprofagia, já que os cães são punidos quando fazem cocô, podem comer para se livrar da prova do “crime”. Um cão sedento por atenção também pode aprontar dessas.

O cão precisa ser estimulado, passear com regularidade, precisa brincar e comer bem, viver num ambiente limpo e acolhedor. Caso seu cão esteja fazendo isso com regularidade, pode usar reforço positivo, mas nunca punição. Broncas podem ter o efeito oposto: piorar o quadro de coprofagia.

Uma opção seria tentar mudar a ração, para uma que tenha mais gordura e mais proteína, já que o cocô ingerido pode ser sinal de que o cão precisa de algo que não estamos lhe oferecendo. Um alimento de maior qualidade pode ajudar a livrar seu cão desse hábito, especialmente se ele está comendo fezes de outros animais da casa ou da rua.

Mantenha a casa toda limpa de fezes, não deixe que se acumulem no quintal ou área onde o cão permanece. Para diminuir riscos, vermifugue e vacine seu cão sempre que necessário.

Uma consulta ao veterinário pode ajudar a determinar se seu cão está passando por alguma deficiência no organismo. Ele pode estar com vermes ou parasitas, que diminuem a absorção de nutrientes do animal. Você pode acrescentar alimentos com fibras, que dão mais saciedade. Mudar a marca da ração é outra opção a ser considerada.

Existem alguns medicamentos, como o Coprovet, que podem ser usados como aliados nessa tarefa de dissuadir seu cão desse hábito tão incômodo. Quando nosso cão come cocô não é algo que consigamos lidar tão facilmente, não é mesmo?  Mas esperamos ter apresentado algumas ideias e sugestões úteis com possíveis soluções para a coprofagia.

Equipe TudoVet