Aprenda a cuidar do Casco do seu Cavalo

Para manter a saúde e o bem-estar de um cavalo, muitos cuidados são necessários, cuidar dos dentes, da pelagem, escovação dos cascos, nutrição correta, atividades físicas, são tantos e cada um com a sua grande importância na para se manter um equino em sua plena forma física, independente se a sua rotina for de competição ou estimação. No caso de animais que vivem em pastos não necessitam de ferraduras, já que o solo tente a ser menos prejudicial ao casco do animal. O oposto também é verdadeiro, quando falamos de terrenos como concreto e asfalto o uso de ferraduras é essencial para evitar danos aos cascos do animal.

Anatomicamente o que é o casco do Equino?

O casco do cavalo é uma parte insensível do animal, em um comparativo é parecido com a unha que já conhecemos, mas sua forma fica localizado no final dos tornozelos em conjunto com as patas, dando resistência e estabilidade para o animal transitar pelos terrenos mais desafiadores. Sua composição é estruturada por um estojo córneo sendo formado por epitélio de queratina.

Como cuidar

Para realizar a manutenção dos cascos do seu cavalo, você irá precisar ter em mão alguns equipamentos como, pinça para casco, rinete, limpador de cascos, lima, pincel, escovinha e cera de casco. Cascos sem manutenção podem causar grandes desconfortos aos animais, e por isso essa tarefa deve ser executada diariamente de acordo com a utilização do animal e das atividades que ele executará.

Com as ferramentas em mãos, primeiramente deixe os cascos em contato com a água por um período de aproximadamente 5 minutos, assim você ia reduzir a chance de rachaduras e facilitará a remoção de impurezas.

O próximo passo é amarrar o cavalo em um cabresto, ou se tiver ajuda, peça para outra pessoa segurá-lo, o importante neste momento é manter o animal tranquilo para que não se torne em uma situação traumática, já que essa rotina será repetida por toda a vida do animal.

Após isso comece a passar o limpador de cascos nas ranhuras naturais na sola, retirando detritos que ficam presos nestes locais. Utilizando um alicate retire e apare os cascos até que fiquem alinhados com a sola do animal, o cuidado nesta hora é não retirar em excesso, o que pode levar ao desconforto. Após o corte, utilize a lima para alinhar e suavizar ainda mais, dando acabamento ao processo. É de suma importância que em qualquer sangramento ou machucado a pata do animal, limpe imediatamente, enfaixe o local e contate um veterinário para verificação e consulta do ferimento, evitando qualquer infecção ou agravamento do machucado.

Todos esses cuidados evitam doenças como a Síndrome navicular que são inflamações que atingem a pata do cavalo, bem como outra doença chamada Sapinho que é um mal cheiro causado pelo acumulo de bactérias na para do animal.

Sempre destacamos o acompanhamento constante de profissionais especializados como Médicos Veterinários e Zootecnistas para auxiliar no trato e na saúde do animal. Outra dica interessante para aplicação é a Cera para cascos, que fornece proteção contra o ressecamento e rachaduras no casco.

Equipe Tudovet