Confira a importância da vacinação para o Gado

Logo que nascemos, descobrimos a importância que a vacinação tem em nossas vidas e nas vidas dos animais que nos rodeiam. A vacina nada mais é do que uma preparação biológica que fornece a quem a recebe, imunidade adquirida ativa para uma doença em particular. A vacina em sua grande maioria possui um agente enfraquecido ou mortas no micróbio que são semelhantes ao vírus causador da doença. A aplicação desse agente enfraquecido faz com que seu sistema imunológico reconheça e elimine-o do seu organismo mantendo um histórico que no futuro irá reconhecer qualquer contato com o mesmo e eliminá-lo rapidamente.

No mundo animal mais especificamente neste caso nos bovinos, a vacinação é fundamental para a manutenção de um rebanho, garantindo que a saúde do gado seja preservada de diversas doenças fatais e que possam trazer imensos prejuízos para os pecuaristas.

Para a realização de um correto acompanhamento da vacinação dos gados, é altamente recomendado que o pecuarista tenha o acompanhamento de um profissional especializado na área como médicos veterinários e zootecnistas.

Confira as principais vacinas e os cuidados necessários

Febre Aftosa: uma das principais vacinas para os gados é a da febre aftosa, nesta vacina o frasco deve ser conservado em temperatura que fique entre 2°C e 8°C. Seu liquido é denso e oleoso e para não causar danos aos animais deve ser aplicado com calma na região da tábua do pescoço entre a pele o músculo. Se utilizado ou aplicado de forma indevida a vacinação pode causar lesões e formar um caroço no local, mostrando que o sistema imunológico do animal agiu e apontou uma inflamação que com o tempo irá desaparecer.

Brucelose: a B19 é uma vacinação obrigatória que deve ocorrer em fêmeas com idade entre 3 e 8 meses de vida. É uma vacina de dose única e previne definitivamente a doença que também pode ser identificada como febre de Malta, febre de Gibraltar, febre mediterrânica ou febre ondulante.

Raiva: a raiva é uma doença muito conhecida devido a vacinação de inúmeras espécies de animais. Em bovinos assim como a aftosa ela deve ser aplicada a partir dos 3 meses de vida do gado e ser mantida entre a temperatura de 2°C e 8°C.

Carbúnculo: Também conhecida como “manqueira” essa doença infecciosa aguda causa inflamação dos músculos e tem alta taxa de mortalidade. A aplicação é feita a partir do terceiro mês de vida do animal e deve se repetir a cada seis meses até os dois anos.

Outras dicas sobre a vacinação de bovinos é a higienização do animal antes da aplicação das vacinas e a esterilização das seringas e agulhas, que possuem por sua vez validade de utilização de no máximo 10 aplicações, após isso elas devem ser descartadas. Fique atento também ao tamanho e espessura das agulhas, já que agulhas finas podem quebrar ou entupir, causando grandes danos aos animais no momento da vacinação.

Para finalizar lembre-se sempre de consultar um médico veterinário para definir todo o cronograma e acompanhamento do processo de vacinação do seu gado.

Equipe TudoVet