Aprenda a educar seu cão a fazer suas necessidades no lugar certo
Todos os proprietários de filhotes de cachorros e até mesmo animais já adultos possuem algumas dúvidas no início do relacionamento entre eles e a sua nova casa. E quando se diz respeito de fazer as necessidades isso se torna ainda mais forte, já que o aprendizado para fazer as necessidades no local correto requer tempo, dedicação e disciplina.
Quem já passou por essa experiência sabe o quanto isso pode ser desagradável e constrangedor, pois em uma visita a casa de amigos ou parentes logo isso pode acontecer, aquele xixi ou cocô na sala ou em qualquer outro cômodo indevido para isso. E quando isso acontece em sofás, tapetes (Que é bem comum), cozinhas e banheiros, sim, são muitos locais fatais até que eles possam aprender. O cuidado até lá é sempre se atentar por onde pisa, proteger móveis e limpar os locais com produtos específicos para evitar que isso volte a se repetir.
Em muitos casos as pessoas acreditam que os cães fazem isso por desobediência e até mesmo provocação, mas isso não é verdade, o que não inválida a possibilidade de protesto em caso de insatisfação com algumas poucas horas e até minutos sozinhos em casa (Mas isso é visto como insegurança e atém mesmo síndrome do abandono).
Aqui temos duas situações bem características que é a do caso do filhote, que ainda não possui o conhecimento desta “disciplina”, mas que poderá ser treinado a aprender com um pouco de paciência e dedicação e o caso do cão adulto que pode ter motivos como medo, insegurança, falta de atenção e necessidade de se manifestar positiva ou negativamente.
Outros fatores a se considerar é a de cães que não possuem um local ideal ou espaço para fazer suas necessidades, além dos que são acostumados a fazerem em áreas externas e necessitam de alguns passeios diários para que consigam defecar.
Mas como ensinar?!
Primeiro vamos tratar dos filhotes, que são a grande maioria dos casos de quem busca esse tipo de conhecimento. Aqui o processo inicial é através da alimentação que deve ocorrer em horários regrados e com quantidades corretas, isso fará com que o filhote crie um ciclo em seu organismo o que fará com que funcione de maneira correta e dentro de horários previsíveis em sua grande maioria das vezes. No caso do xixi isso é um pouco mais complicado de acompanhar, porém existe uma forma, sempre que perceber o filhote fazendo em um local inadequado, leve-o imediatamente para o local correto e o incentive a fazer ali, sempre que o cachorrinho conseguir fazer com ou sem você no lugar certo, aplique o que chamamos de reforço positivo, que pode ser dar carinho, fazer aquela “festinha” animando e interagindo com o animal. Isso fará com que ele entenda que fez uma boa ação e volte a repetir em busca da felicidade daquele momento. O legal aqui é destacar que não se pode bater ou agredir de qualquer maneira o animal, isso não faz parte do processo de treinamento e sem dúvida alguma irá prejudicar ainda mais o aprendizado, além da possibilidade de desenvolver um trauma, machucar e frustrar muito o cachorrinho, o que hoje é crime e não deve em hipótese alguma ser praticado.
Voltando ao tema alimentação, com o ciclo em seu organismo já estabelecido, você deverá prestar a atenção no tempo que ele leva para fazer suas necessidades e nos horários. Quando estiver perto da hora detectada, assim como o xixi, leve-o ao local destinado a isso e deixe-o à vontade para fazer. Logo após volte a aplicar o reforço positivo com elogios, carinhos, “festinha” e petiscos.
Em animais adultos o processo deve acontecer da mesma forma, porém em alguns casos com um pouco mais de paciência, já que o cão já irá ter uma rotina e costume de locais específicos. Para esses casos e até para os filhotes existem produtos que através do cheiro incentivam o animal a fazer no local correto. Todo treinamento é baseado em paciência e disciplina para que o animal interaja com você e entenda o seu desejo.
Outra dica em caso de machos é a castração, ela além de reduzir o risco de doenças graves e procriação indevida também faz com que o animal reduza o impulso de marcar territórios em locais indesejados. Para entender mais sobre castração recomendamos que entre em contato com seu veterinário e conheça mais a fundo como funciona e os benefícios do procedimento.
Equipe TudoVet