10 motivos pelos quais os cavalos fazem bem para a saúde
Se você busca incentivo para ter um cavalo para montar, leia as revelações sobre os 10 principais benefícios à saúde.
O amor por um animal é inexplicável. Quando criança, você pode ter sido apresentado a um cão ou gato e se encantado. Pode ainda ter convivido com um cavalo e tornado o animal seu melhor amigo. Seja para a criança ou adulto, o cavalo pode trazer benefícios à saúde, além do bem-estar que a parceria representa. A seguir, conheça os 10 motivos pelos quais os cavalos fazem bem à saúde do proprietário e é recompensador!
1 – Menos stress
Quer levar uma vida menos estressante? O cavalo pode te ajudar nisso. Estudos recentes comprovam que a interação com os animais, mesmo que limitada a algumas horas ou dias na semana, proporcionam a diminuição na pressão arterial e hormônios causadores do tão temido estresse (um dos males do século!). Para obter todos os benefícios, realize exercícios físicos com o cavalo e estreite a relação com o animal. Torne este momento único para ambos.
2 – Evitar a osteoporose
Perder a massa óssea é um dos reflexos indesejados do envelhecimento, porém, é possível reduzir essa perda. Os exercícios físicos são fundamentais e eles podem ser feitos desde a cavalgada até o transporte dos equipamentos de reboque do celeiro, além das selas. Toda e qualquer atividade conta.
3 – Melhorar a digestão
Você sabia que andar a pé estimula a função hepática e digestiva? Para potencializar, monte um cavalo e desfrute do estímulo dos órgãos internos. Assim você pode reduzir os remédios que influenciam em uma boa digestão e ainda praticar algo prazeroso. Incrível!
4 – Mais criatividade
O lado criativo do cérebro precisa de estímulos constantemente e o cavalo é um aliado nessa tarefa. Treinar um cavalo te obriga a buscar soluções criativas e “fora da caixinha” para que funcione e o animal execute os comandos. O simples ato de montá-lo, quando é uma novidade, já te faz sair da rotina e isso faz muito bem ao cérebro.
5 – Exercitar-se faz bem!
Como já citamos anteriormente, tanto a equitação quanto as outras atividades relacionadas aos cuidados com os cavalos, gastam calorias e mantém os músculos. A rotina com os animais inclui a limpeza de cocheiras, higiene do cavalo, alimentação… e aí, você encara? Se sim, sentirá os benefícios em sua saúde.
6 – Sociabilidade
Se você fizer aulas de equitação ganhará, além da prática na atividade, muitos amigos como seu treinador e outros alunos. Este vínculo será muito forte, já que todos estão unidos por uma paixão: o cavalo.
7 – Responsabilidade
Montar um cavalo da forma correta exige comprometimento, pontualidade e paciência. Tudo isso melhora a autoestima e a confiança em si. Os reflexos na vida fora do campo de montaria.
8 – Estímulo aos PCDs
É notório o reconhecimento da equoterapia como uma abordagem multidisciplinar para estimular a mente e o corpo, já que movimento do cavalo organiza funções cognitivas complexas. Seja por alguma deficiência física ou mental, a equitação e a interação com o animal traz muitas vantagens ao desenvolvimento da criança ou adulto portador de uma necessidade especial. A atividade deve ser supervisionada por instrutores certificados mantendo a segurança.
9 – Fortalecer a autoconfiança
Disciplinar o cavalo a executar as ações que você indica, gera um sentimento de realização. Esse treinamento de liderança em parceria com o animal promove sua autoconfiança. Já experimentou essa sensação?
10 – Comunhão com a natureza
O ar puro renovará suas energias e o sol fornecerá a vitamina D que é essencial para o seu corpo. Desfrute desse momento na natureza.
E, depois de tantos benefícios queremos lembrar que: quem ama, cuida! Por isso, principalmente no verão, fique atento a alguns cuidados para que seu cavalo esteja sempre disposto a te acompanhar. Promova uma alimentação equilibrada, alterne de forma saudável a permanência na baia (acesse 5 dicas para ter a baia ideal!) e no pasto, cuide da estrutura das baias, incluindo a ventilação no local e umidificação do ar. Nesse período redobre os cuidados com a pele do animal, especialmente aqueles com a pelagem mais clara, aplicando protetores especiais.
Equipe TudoVet