Bicheiras, confira o tratamento e produtos indicados.
A bicheira é uma doença que causa incômodo e sofrimento aos animais, mas prevenir e tratar é simples, descubra como!
Bicheira, nome popular da miíase cutânea, é uma infestação da pele por larvas da mosca conhecida por Cochliomyia hominivorax. As bicheiras atingem diversas espécies animais de sangue quente, domésticas ou silvestres, e, inclusive, no ser humano.
Infelizmente, as bicheiras ocorrem em 94% dos municípios brasileiros. Nas regiões Sudeste, Centro Oeste e Nordeste, afetam especialmente os bovinos. Elas aparecem com maior incidência nos períodos chuvosos, porém, ao longo de todo o ano os animais estão suscetíveis, visto que a infestação se inicia a partir de práticas de manejo mal realizadas como a cura de umbigo e a castração.
Sinais de infestação de bicheira
Os sinais de infestação de bicheira são visivelmente identificáveis, caracterizados por uma ferida aberta, mau cheiro, sangramento e presença de larvas no local. Podem ser encontrados nos umbigos de bezerros recém nascidos, animais após castração, descorna ou aqueles que sofreram um trauma, como o corte em um arame. Em casos mais graves, a ferida pode infeccionar e tornar-se purulenta. É por isso que os animais se incomodam tanto com as moscas “varejeiras” (moscas verdes) e, por instinto, tentam afastá-las frequentemente. Eles sabem que ali é o ambiente ideal para que as moscas depositem seus ovos.
Por provocar dor, os animais ficam inquietos, chegam a emagrecer, ficam fracos e no caso das vacas leiteiras, diminuem a produção de leite. Consulte um veterinário para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento o quanto antes.
Tratamento para bicheira
Para tratar corretamente a bicheira, o veterinário remove as larvas visíveis, examina os tecidos mais profundos em busca de larvas e realiza a assepsia do local. Os produtos repelentes são aplicados nas feridas abertas e em regiões onde é mais comum a ocorrência das moscas e uma pomada cicatrizante ajuda na recuperação da pele.
Medicamentos para miíase
Os medicamentos têm múltiplas funções, como conter o desenvolvimento de larvas de moscas sob a pele do animal e matar as lavar que infestam os tecidos, além de agir como repelentes e promover a cicatrização
Conheça alguns medicamentos mais utilizados que você encontra na loja virtual TudoVet:
BACTROVET PRATA AM SPRAY LARVICIDA E MATA BICHEIRAS
Indicado para bovinos, equinos, ovinos e caprinos de todas as idades, inclusive para recém-nascidos, age como larvicida nas feridas infestadas, com rápida cicatrização.
- Aplicado de forma rotineira nas feridas acidentais ou cirúrgicas (castração, descorna, cesariana, etc.), elimina o sangramento das mesmas (efeitos adstringente e hemostático), forma uma película protetora que evita a infecção.
- Seu efeito repelente impede que as feridas tratadas sejam atacadas pelas moscas causadoras das miíases.
- Devido sua alta penetração e persistência, é excelente na cura de umbigos.
O Organnact Roxo é um moderno larvicida, com ação repelente, formulado a base de organofosforado, óleo de citronela e violeta genciana. Causa a paralisação imediata e morte das larvas presentes nas feridas, protege as partes tratadas, evita a aproximação de insetos e reinfestação das feridas.
- Indicado na profilaxia e tratamento de bicheiras (miíases), causadas por larvas de mosca Cochiomyia hominivorax.
- Deve ser aplicado em feridas acidentais ou após a castração, descorna, tosquia, marcação, amputação e pós operatório em geral.
- Pode ser aplicado em rachaduras de cascos e em umbigos de bezerros recém-nascidos.
Pomada mata bicheira, larvicida, cicatrizante e repelente, à base de permetrina.
- Indicado nos ferimentos causados pela tosquia, no umbigo de recém nascidos, marcações, descornas, pisaduras, castrações, cirurgias de casco e nas bicheiras em geral. Atua como repelente para as moscas causadoras de bicheiras (miíases) e bernes.
- Seque a ferida e aplique o unguento, utilizando uma espátula ou bastão. Repetir a aplicação diariamente até a completa cicatrização. Crostas devem ser removidas antes da aplicação da pomada.
Providencie o quanto antes uma avaliação do médico veterinário para que o tratamento comece em breve, desta forma, o animal se recupera com sucesso. Use o espaço dos comentários e compartilhe conosco sua experiência com bicheiras. Até nosso próximo artigo!
Equipe TudoVet