Posso fazer correção de aprumo em um cavalo adulto?

Quando feitas em equinos adultos, a correção de aprumo pode ser prejudicial. Entenda o porquê

A distribuição de pesos para as patas dos cavalos é muito importante, principalmente para aqueles utilizados em manejo. Mas, conforme vamos colocando pesos em cima do animal, os seus prumos vão modificando e é necessário corrigi-los para que isso não prejudique o cavalo. Esse procedimento é muito realizado em potros, pois estes são equinos que acabaram de nascer e ainda estão em fase de formação, tornando um pouco mais fácil a correção de aprumo, caso necessário, mas e em cavalo adulto, podemos realizar esse procedimento?

Correção de aprumo

A primeira coisa que devemos ter em mente para responder essa pergunta é saber o que são as correções de aprumo e em quais casos elas são necessárias.

Como dito acima, o aprumo é a distribuição de peso que há no corpo do cavalo e, quando esses equinos nascem na vida selvagem, a correção de aprumo não se torna necessária, pois o desenvolvimento desses animais quando não estão sendo colocados para manejo é contínuo e não causa tantas mudanças em seu corpo, mas, para aqueles animais que são criados em estábulos, baías, entre outros, e o potro nasce com algum desvio de aprumo ou algum defeito em seu casco, a correção é necessária para que quando ele for carregar algum peso, não entorte e prejudique a sua musculatura, mas, caso o potro nasça com os aprumos corretos, a correção não precisa ser feita, mas o cuidado, sim. Você deve ficar atento para que não haja uma mudança ou desvio em seu aprumo que acabe prejudicando-o.

Idade para a correção de aprumo

Quando o equino ainda é um potro, seus ossos e músculos tendem a ser melhor e mais flexíveis, por isso, a fase indicada para fazer a correção de aprumo nesses animais é quando eles ainda são bem jovens, por volta de seus 30 dias de vida. Isso corrigirá bem a sua distribuição de peso, influenciando na forma de o animal andar.

Essa correção é importante nessa idade, pois, à medida em que os ossos do potro são flexíveis, é mais fácil de endireitar a sua musculatura e deixá-la reta. É sempre bom acompanhar o desenvolvimento de seu potro a partir do momento em que ele nasce, pois, caso a correção seja feita antes da hora, pode acabar sendo prejudicial ao seu animal.

Correções de aprumo na vida adulta

A correção de aprumo não pode ser feita antes da hora no animal, mas ela também não pode ser feita tardia demais. Cavalos com mais de um ano de idade, mesmo que ainda não tenha entrado totalmente na vida adulta, já tiveram suas musculaturas e seus ossos mais desenvolvidos, e a correção não é recomendada depois desse tempo, pois isso também pode ser prejudicial ao animal, podendo deixa-lo, inclusive, manco.

Tipos de correções de aprumo

Para corrigir o aprumo de seu potro, é interessante começar com o casqueamento, ou seja, aparar um pouco dos cascos de seu animal. Não temos um período específico para que isso aconteça, apenas que tem que ser feito antes de sua fase adulta. Algumas pessoas costumam fazer esse procedimento quando seus animais tem por volta de 2 meses de idade, mas tudo depende, devemos analisar o terreno em que ele irá ficar, o clima do local, entre outros fatores de cuidados de cocheiras.

Além do casqueamento e da correção de aprume, uma outra parte muito importante que você deve fazer para não prejudicar o seu cavalo no manejo é a aplicação de ferrageamento em seu animal. Esse processo consiste em colocar ferraduras nos cascos de seus cavalos, e ele está ligado ao casqueamento e a correção, pois, caso esse procedimento não seja feito e o manejo de seu cavalo for bem trabalhoso ao animal, também será prejudicial para o seu jeito de andar.

Equipe TudoVet