Como melhorar a genética na criação de cavalos?

A inseminação artificial é uma ótima e melhor alternativa para melhorar a genética na criação de cavalos

A genética na criação de cavalos é muito importante para ter animais fortes e saudáveis que tenham ótimo vigor e desempenho para fazer as atividades diárias do qual são criados para fazer.

Entretanto, nem todos os equinos nascem com a genética perfeita para toda essa disposição e acabam não tendo todo o resultado que você esperava obter com a criação desses tipos de animais.

Mas se nem todos os cavalos nascem com esse vigor e desempenho, como melhorar a genética na criação de cavalos para que esses animais nasçam fortes e saudáveis?

O que determina a genética de um animal?

Sabemos que essa pergunta tem uma resposta óbvia, mas é sempre importante estar atento a essa informação. O determinante principal que afeta um cavalo geneticamente são os seus progenitores. Se o cruzamento foi de animais fortes e saudáveis, com certeza haverá muito mais chances de seus animais também nascerem com esse porte e essa disposição.

No entanto, se o cruzamento foi com animais não tão saudáveis assim, a genética na criação do cavalo também não será alterada e é muito provável que ele nasça com os mesmos genes de seus progenitores.

Muitos criadores não melhoram a genética de seus cavalos, pois acreditam que isso terá um custo muito alto para essas criações, devido ao preço desses animais, entretanto, não é necessário comprar progenitores com ótimos genes para melhorá-la, há também a opção de você fazer inseminação artificial.

Inseminação artificial para melhorar a genética na criação de cavalos

Atualmente, uma das formas mais utilizadas para determinar e melhorar a genética na criação de cavalos é a inseminação artificial.

Existem diversas técnicas para fazê-las em animais, mas a mais utilizada delas, inclusive é a mais disseminada nos Estados Unidos, é a de sêmen resfriado, que permite a sua conservação por 48 horas, conseguindo fazer, ainda, o transporte deste material para outros países.

Além disso, caso o transporte seja feito para o mesmo país, conseguirá transportar para grandes distâncias, desde que tenha um processo de logística adequado e este não falhe.

A Inseminação artificial em equinos é muito importante e interessante de fazer, pois, além de melhorar a genética na criação de cavalos, ela também ajudará que os animais descendentes dos resultados dela tenham mais imunidade contra doenças venéreas, além de possibilitar que os machos subférteis consigam produzir descendentes e facilitar a realização de testes de progênie.

Quais cuidados tomar para realizar a inseminação artificial em cavalos?

Para que a inseminação artificial para melhorar a genética na criação de cavalos dê certo, você precisa tomar alguns cuidados:

  • Para ter uma melhora significativa na genética desses animais, utilize sempre genes de garanhões de ótima qualidade;
  • A realização de um bom controle sanitário do local em que será feita a Inseminação Artificial;
  • A execução do processo deverá ser feita por mão de obra treinada;
  • Realização de um manejo reprodutivo para alcançar bons índices de fertilidade.

A inseminação artificial nos seus animais fará com que a genética na criação de seus cavalos melhore e ajudará eles a terem melhores desempenhos nas atividades e tarefas diárias, conseguindo resultados melhores, entretanto, para que isso aconteça você precisa de conhecimentos, treinamentos e cuidados.

Equipe Tudo Vet