5 formas de ajudar o seu cachorro a emagrecer
Conheça 5 formas para ajudar o cachorro emagrecer e trazer muito mais qualidade de vida para seu pet. Confira!
A obesidade de cachorros está se tornando cada vez mais comum. Embora muitos donos de pet não dão muita importância para esse fato, é fundamental que falemos sobre ele, uma vez que isso pode trazer consequências cada vez maiores aos nossos cãezinhos.
Isso porque quando nossos pets estão gordos, eles, além de encontrarem certa dificuldade para realizar tarefas e atividades que são cotidianas no seu dia a dia, também acabam tendo uma respiração mais ofegante quando estão praticando algo que exija mais esforço.
Além disso, o sobrepeso dos cachorros também pode trazer problemas nas articulações e na artrite, uma vez que os seus ossos não foram feitos para suportar tanto peso. Isso acaba causando muitas dores e deixa seu pet desanimado para realizar algumas atividades que exijam muito esforço.
Por esses motivos, a vida de um cãozinho gordo pode ser mais curta do que de um saudável, o que acaba chegando no assunto que iremos tratar no conteúdo de hoje da TudoVet: É preciso que o dono o ajude a perder peso e ficar no normal para o tamanho dele.
No post de hoje te daremos 5 ótimas dicas do que você pode fazer para ajudar seu cachorro emagrecer. Continue lendo e confira!
1 – Controlar quantidade de comida pode ajudá-lo a emagrecer
Um dos grandes motivos para que os nossos cãezinhos fiquem muito acima do peso ideal, sem dúvida, é a quantidade de comida. Muitos donos, quando vão trabalhar, sair para algum lugar ou até mesmo quando estão em casa, acabam enchendo o pote de ração com uma quantidade bem maior do que a suficiente.
Assim, os pets terão comida disponível para se comer toda hora. Isso, aliado com o tédio que podem estar sentindo, monotonia do dia a dia e a ansiedade, faz com que ele coma demais e acabe engordando.
Por isso, uma ótima forma de ajudar seu cachorro emagrecer é manter um horário e uma quantidade fixa de ração por dia para que ele não coma demais.
2 – Dê alguns petiscos mais saudáveis a ele
Quem é dono de pet sabe como eles adoram comer uma coisa diferente, não é? Não importa o que estamos comendo perto deles, seja um chocolate ou uma fruta, sempre ficam nos olhando com uma carinha de “eu quero” e chorando, mesmo não podendo comer.
Por isso, você pode aliar a vontade do cãozinho de comer coisas novas com seu plano para ajudá-lo a emagrecer e dar alguns petiscos mais saudáveis para ele comer quando estiver se comportado bem.
3 – Brincadeiras com o seu pet
Não brincando apenas na fase infantil, como os seres humanos, as brincadeiras são muito importantes para seu pet.
Se você elaborar uma brincadeira um pouco mais difícil e complexa, por exemplo, além de estimular o físico do seu animalzinho, também estimulará a mente dele, o que pode trazer maior qualidade de vida, ajudar seu cachorro emagrecer e ainda prolongar o tempo de vida dele!
4 – Faça uma corrida leve com seu cãozinho
Realizar uma caminhada ou uma corrida leve pode não só ser bom para você, como também é uma ótima alternativa para que seu cachorrinho perca um pouco de peso e tenha maior qualidade de vida.
Contudo, é fundamental ter em mente que, assim como nós, eles possuem um limite. Se o pet estiver um pouco mais ofegante e não estiver conseguindo te acompanhar, é importante fazer uma pausa, tomar uma água e descansar.
Quando estiverem os dois mais descansados, aí você pode voltar à ativa e continuar a correr!
Se tiver perto de onde mora, você também pode levá-lo a um cachorródromo para que ele brinque com outros cãezinhos!
5 – Se possível, dê ração light a ele para ajudar seu cachorro emagrecer
Apesar de terem o preço um pouco mais salgado do que as outras, as rações lights podem ser uma ótima alternativa para que seu fofinho consiga perder alguns quilinhos. Isso porque ela ajuda a controlar a ingestão calórica do seu animalzinho!
Equipe TudoVet