Gato com medo de fogos, entenda como ajudar seu pet!
Com a proximidade do fim do ano, muitos donos de pets ficam em alerta, isso se deve ao fato das barulhentas queimas de fogos, que é um recurso muito usado em cidades do mundo afora, como um marco de celebração da chegada do ano novo.
Os fogos não incomodam apenas os animais, mas a todos aqueles que são mais sensíveis aos barulhos, como é o caso de pessoas com autismo e dos idosos.
Embora, algumas cidades brasileiras tenham aderido aos shows pirotécnicos sem barulho, como é o caso de Campos do Jordão (SP) e Florianópolis (SC), ainda é maioria as que seguem com as tradições barulhentas.
Com isso, é importante que os donos de animais busquem informações de como ajudar o pet na hora do barulho. Confira a seguir algumas dicas para acalmar os gatos!
Prevenção
Uma dica muito importante, que é recomendada pelos veterinários, é ir adaptando o bichano aos barulhos repentinos.
Isso pode ser feito em casa, utilizando sons parecidos com os dos fogos, mas tudo tem que ser feito aos poucos e ir ajustando o aumento do barulho conforme o passar dos dias.
Essa técnica visa dessensibilizar o gato, para que ele não tenha reações de medo tão forte frente a um barulho inesperado.
Mas atenção: é importante ficar atento aos sinais que o pet vai emitir, caso ele esteja muito desconfortável é recomendado parar o processo e retornar em um outro momento com um volume mais baixo.
Ter um refúgio em casa
Quem é dono de gato sabe que os felinos quando se sentem ameaçados, geralmente, procuram um lugar para se refugiar. Por isso, ter em casa uma casinha ou alguma prateleira aberta, onde o bichano possa se abrigar é fundamental.
Além disso, no momento das queimas de fogos é recomendado que os donos mantenham todas as portas e janelas que dão acesso à rua fechadas, pois, além de impedir que gato fuja, colocando a vida em risco, também atenua os barulhos externos dos fogos.
Evite deixá-lo sozinho
É certo que, o momento de barulho pode ser extremamente assustador para os gatos, sendo assim, se eles estiverem acompanhados dos seus donos a situação tende a ser menos invasiva, já que possui confiança de que não está sozinho.
Além disso, a presença do dono vai impedir que o animal se machuque, caso tenha uma reação muito forte e acabe se chocando contra algo. Também é importante que não haja tentativas de acariciar o gato no momento de tensão, opte por fazer isso depois que os barulhos cessarem.
Ligar a TV ou colocar música
Essa dica é bastante utilizada, os sons internos vão servir para minimizar os efeitos nocivos dos barulhos pirotécnicos.
Alguns canais pagos, já possuem em sua grade programação que são exclusivas para pets, visando o relaxamento e bem-estar dos bichinhos.
É interessante também colocar música para tocar, prefira as que já escuta habitualmente, pois, assim o som não será recebido com surpresa pelo felino, contribuindo para a distração do bichano.
Equipe TudoVet