Olhos de cachorro lacrimejando: o que fazer para solucionar?
Entenda quais são os problemas e o que pode causar olhos lacrimejando em cachorros!
Os cachorros, apesar de chorarem por diversos motivos, não costumam lacrimejar, nem mesmo quando estão emocionados com algo. Por isso, caso seu cãozinho esteja lacrimejando, é importante ficar atento.
Isso pode estar relacionado a algum problema de saúde, visto que uma série de doenças tem esse como um dos principais sintomas, sobretudo as oculares. Por esse motivo, caso ele esteja lacrimejando, é importante levá-lo ao veterinário para identificar o problema e tratar o mais rápido possível, pois quanto mais precoce for identificado, mais eficaz será o tratamento, mas quais doenças podem causar isso e como solucionar essa lacrimação?
O que pode causar a lacrimação nos cachorros?
Para entender melhor as causas da lacrimação em cães, é preciso ter em mente que as lágrimas têm como principal função tirar qualquer coisa do seu corpo, lubrificando e protegendo os olhos contra a infecção. Nos animaizinhos, não é diferente.
É importante ficar de olho no seu pet, pois existem duas formas de lacrimação. A primeira delas, quando é em um único olho, você pode ter um pouco mais de tranquilidade, pois isso pode estar relacionado apenas ao clima ou mesmo poeiras. Contudo, caso as lágrimas sejam excessivas, a preocupação é fundamental.
Isso porque a excessividade de lágrimas, com cores diferentes, muitas remelas ou mesmo o mau cheiro, pode estar relacionado a alguns problemas, como a conjuntivite; catarata; Uveíte; Inflamação nas pálpebras; Glaucoma; Doenças infecciosas; ou mesmo alergia, seja por poeira, fumaça, ácaros, entre outros.
O mais comum deles é a conjuntivite em cães, que ocorre devido a alguma bactéria, vírus ou alergia, mas o que fazer se o seu pet está com os olhos lacrimejando?
Caso o cachorro esteja lacrimejando, o que é preciso ser feito?
A primeira coisa que você deve fazer é observar. Como citado anteriormente, a lacrimação pode ser problemas mais sérios, mas também pode estar relacionada ao calor ou a poeira. Caso ele apenas esteja com os olhos cheios de lágrimas, é importante limpá-las e observá-lo.
Caso ela não pare, seja excessiva ou seu cãozinho está demonstrando algum tipo de irritação, ou bastante desconforto nos olhos, é importante levá-lo ao veterinário, pois ele pode estar com algum problema ocular.
É fundamental entender também que essas doenças são muito mais comuns em animais braquicefálicos, que ficam com os olhos mais expostos a poeiras, bactérias, vírus, entre outros, como o Pug, Chihuahua ou mesmo o Shih Tzu, mas como evitar que isso aconteça?
Como evitar que seu cachorro fique lacrimejando?
Não existe, necessariamente, uma forma correta de evitar que os cachorros não fiquem lacrimejando. No entanto, há maneiras de reduzir as chances desses animais desenvolverem problemas oculares, como:
- Lave os olhos do pet com soro fisiológico, com bastante frequência;
- Evite deixá-lo em ambientes que contenham ventos mais fortes;
- Mesmo que seu cachorro seja peludo, é importante não deixar pêlo em seus olhos;
- Mantenha o ambiente em que ele fica sempre limpinho;
- Não deixe o shampoo cair em seus olhos durante o banho.
Além disso, é importante ter em mente que não se deve utilizar colírios humanos nos cãezinhos, pois isso pode causar ainda mais problemas.
Equipe TudoVet