Hérnia umbilical em filhotes de cachorro: causas e tratamentos.
Entenda como você pode diagnosticar e tratar a hérnia umbilical em filhote de cachorro!
Apesar de não parecer, há muitas semelhanças entre os cãezinhos e os seres humanos. Sendo seres vivos, com sistemas imunológicos, estão sujeitos a pegarem diversos vírus e doenças, como a própria gripe, por exemplo. No entanto, essa semelhança não se limita a esses problemas.
Como mamíferos, eles também nascem da barriga de suas mães e possuem algo conhecido como cordão umbilical, que liga ele ao organismo da fêmea enquanto está se formando.
No entanto, assim como outras estruturas do corpo, essa também está sujeita a apresentar alguns problemas, como é o caso da Hérnia Umbilical, mas você sabe o que ela é, quais são suas causas, sintomas e, principalmente, tratamentos?
O que é a hérnia umbilical em filhotes de cachorro?
Apesar de não entender muito o que significa, muitas pessoas já ouviram falar da hérnia, não é? De forma geral, ela pode ser definida como uma camada muscular que não foi fechada adequadamente.
Acontecendo, geralmente, na região da musculatura abdominal, essa abertura pode permitir a passagem de alguns órgãos internos, como uma alça intestinal, o que pode fazer a hérnia umbilical em filhotes de cachorro se tornam um grande e perigoso problema para eles, mas quais são suas causas?
Quais são as principais causas da hérnia umbilical?
Tendo haver com o umbigo, esse problema pode estar bastante relacionado ao parto do filhote de cachorro. Para cortar o cordão umbilical, a cadela acaba fazendo bastante força e, dependendo da quantidade exercida, isso pode fazer com que o pet fique com o fechamento muscular inadequado, causando esse problema.
A hérnia umbilical em filhotes de cachorro podem ocorrer em diversas raças, no entanto, existem algumas que estão mais predispostas a ter esse problema. Isso acontece devido ao tamanho da arcada dentária da fêmea, que pode exercer mais força e fazer com que o fechamento muscular fique inadequado, como é o caso do Shih-tzu e de outros cães que possuem o focinho mais achatado.
Além disso, fatores genéticos também podem estar totalmente ligados ao desenvolvimento do problema. Isso porque pode ser que o animal nasce predisposto a ter frouxidão muscular, o que, consequentemente, causa a hérnia umbilical em filhotes de cachorro, mas quais são os principais sintomas?
Sintomas da Hérnia umbilical em filhotes de cachorro
O primeiro passo para realizar o diagnóstico e iniciar o tratamento dessa doença é reconhecer quais são os principais sinais e sintomas que podem acometê-lo. Os principais deles são a:
- Vermelhidão do local umbilical;
- Aumento do volume, também nesta região;
Além disso, caso haja estrangulamento de alguma víscera, como uma alça intestinal, também é capaz que o filhote de cachorro apresente vômitos, falta de apetite e dores abdominais.
Por esse motivo, é essencial que, caso ele esteja com esses sintomas e essa suspeita, procure um médico veterinário para realizar o diagnóstico e o tratamento da forma mais rápida possível.
Como é feito o diagnóstico e quais são os tratamentos para a doença?
O diagnóstico dessa hérnia pode ser feito de várias formas. A primeira delas é com a inspeção e a palpação da região abdominal.
Além disso, alguns exames de imagens, como o próprio ultrassom, também são fundamentais para realizar esse diagnóstico, pois ele consegue verificar a descontinuidade e avaliar se a estrutura encarcerada é uma parte do sistema gastrointestinal ou apenas um tecido gorduroso.
Já o tratamento é feito de acordo com as características da hérnia umbilical em filhotes. Algumas delas, mesmo que menores, podem se tornar algo maior devido à pressão exercida pelos órgãos da musculatura abdominal.
Por esse motivo, o tratamento mais recomendado para esse problema, segundo especialistas, é a cirurgia, e caso consiga o diagnóstico dessa hérnia enquanto o cachorro ainda é filhote, há a possibilidade desse tratamento acontecer junto com a castração.
Equipe TudoVet