Confira como combater as alergias de pele em cavalos!

Combater as alergias de pele em cavalos é fundamental para manter a saúde do seu animal!

Assim como os seres humanos, os cavalos também podem desenvolver uma série de problemas, sejam internos, como algumas doenças já citadas em outras postagens do blog ou mais visíveis, como é o caso da alergia.

Sim, os equinos também são suscetíveis a esses tipos de problemas, geralmente causados por irritações na pele.

Isso acontece porque caso o animal viva no exterior, ou seja, exposto ao clima, ao mato e todos as bactérias, insetos e parasitas que há neles, ou aqueles que saem para cavalgar frequentemente com o seu dono, estão expostos a doenças de pele causadas por esses ambientes. Por esse motivo, é fundamental entender quais são os principais problemas que podem ocorrer com eles, como tratar e, principalmente, como protegê-los de alergias de pele em cavalos!

Dermatofitose

Podendo ocorrer em outros animais, inclusive nos seres humanos, a Dermatofitose é uma doença que também a conhecemos como sarna. Ela é causada pelo desenvolvimento de fungos, podendo isso acontecer tanto na pele do seu equino quanto nos pelos, sendo algo cutâneo.

Sendo bastante contagiosa, principalmente por contato com outros animais, os primeiros sinais da dermatofitose é a queda de pelos, que fica em formato circular. Além disso, outro ponto de infecção pode ser nos equipamentos, como as selas. Também é muito importante prestar atenção, pois além de infectar outros equinos, o cavaleiro também pode ser infectado.

alergia-em-cavalos

O tratamento dessa doença consiste em antifúngicos, podendo ser aplicado via oral ou como loção, e também deve passar no ambiente em que o animal vive e no material que utiliza nele.

Para a prevenção, uma boa ventilação e desinfecção anual das cavalariças podem ajudar bastante.

Dermatite Estival Recidivante Equina

Também conhecida como DERE, essa dermatite equina é causada por picadas de um mosquito específico, do gênero Culicoides. Provocando diversas lesões na pele, sobretudo localizadas no pescoço, ela aparece todos os anos nos cavalos que foram infectados, mas principalmente entre os meses de Abril e Agosto, quando estamos no outono e inverno brasileiro.

Para proteger seus animais, você pode utilizar repelentes contra insetos. Já para o tratamento, uma ótima forma de fazer isso é através de shampoos anti-sépticos ou até mesmo anti-inflamatórios.

Pododermatite

Existe uma zona, considerada distais dos membros dos cavalos, que vão desde o carpo e do tarso até o final do casco do animal, que são muito mais sensíveis e expostas às agressões do meio ambiente. Isso faz com que ocorra diversos abcessos ou fleimões como resultado de algumas lesões.

Para evitar que os equinos desenvolvam essas doenças cutâneas, a melhor forma de prevenir é que você dê um banho com shampoo em seu cavalo após todas as saídas, lavar a manta da sela sempre que esta estiver úmida e enxaguar os arreios, antes de você pendurá-lo.

Precisa de produtos para o tratamento, a prevenção ou até mesmo para deixar o seu animal mais forte e com mais vitaminas no corpo? Na TudoVet temos as melhores opções de medicamentos, shampoos e suplementos para o seu cavalo!

Equipe TudoVet