Qual os benefícios da ultrassonografia Flash em equinos?

Entender como é feita e os benefícios da ultrassonografia flash em equinos é fundamental para o diagnóstico de doenças nesses animais

Assim como os seres humanos, existem diversas doenças em equinos. Muitas delas podem estar localizadas internamente, como a síndrome do abdômen agudo e para diagnosticar, é preciso de exames específicos, como o de imagem. 

Com o avanço da tecnologia, eles estão sendo cada vez mais utilizados e tem ajudado bastante no diagnóstico de patologias em cavalos. 

Um desses procedimentos é conhecido como a ultrassonografia flash em equinos, que é uma técnica não invasiva, dinâmica e não gera desconforto para os animais, o que faz com que seu uso se torne fundamental, principalmente em casos de urgência e emergência, mas como ele funciona e quais são os benefícios desse exame? 

Como funciona a ultrassonografia flash em equinos? 

A ultrassonografia flash em equinos oferece diversas funcionalidades. Através dela, por exemplo, é possível realizar uma avaliação do sistema gastrointestinal, investigando a topografia dos órgãos, como se o tamanho está dentro dos parâmetros normais ou mesmo se as características anatômicas estão corretas. 

Além disso, também é possível verificar a presença de espessamento ou não na parede dos intestinos, identificar como está a mortalidade do trato ou mesmo os conteúdos intraluminares.

Adaptada da técnica Fast, esse exame também consegue identificar de forma rápida e detalhada todos os órgãos abdominais. Por esse motivo, é muito utilizado tanto em humanos quanto em animais que estão internados em UTIs para tratamentos. 

Com isso, o principal benefício da ultrassonografia flash em equinos é que ele proporciona acesso aos órgãos que eram inalcançáveis por outras técnicas, mas quando é indicado esse exame?

Quando é indicado realizar o exame de ultrassonografia flash em equinos? 

A ultrassonografia flash em equinos é bastante indicada para caso ele tenha sintomas que remetem à síndrome do abdômen agudo, como cólicas, por exemplo, e se destaca pela acurácia no diagnóstico. Provocando uma dor no abdômen juntamente com outros sinais clínicos, esse problema é bastante caracterizado por mudanças no trato digestório do animal. Por esse motivo, é fundamental ficar atento aos sintomas. 

Outro ponto bastante importante a frisar é que a cólica abdominal podem ser resultantes devido ao mau manejo alimentar dos animais. No entanto, é fundamental entender que esse diagnóstico deve ser feito rapidamente, pois, caso não seja tratada de maneira adequada, essa doença pode acabar levando o seu animal à morte. 

Com isso, podemos dizer que esse ultrassom é fundamental para o planejamento terapêutico clínico, situações emergenciais e a tomada de algumas decisões para realizar a cirurgia. 

Contudo, para que isso funcione bem, é preciso saber manusear bem o equipamento que realiza o exame. Para isso, é essencial conhecer as técnicas de forma aprofundada para fazer a ultrassonografia corretamente. 

Equipe TudoVet