Aprenda como determinar quais nutrientes o seu equino precisa

Assim como os seres humanos, os animais – de grande porte ou não – também precisam de cuidados envolvendo a questão física, social e mental. Dentre os animais de maior porte, podemos citar os cavalos. O seu equino precisa de todos esses cuidados, além de um assíduo acompanhamento de um veterinário.

E quando a questão é a alimentação dos seus cavalos, é necessário que se aprenda como determinar quais nutrientes ele precisará para estar em plena forma. Afinal, nada mais prazeroso do que poder ver uma criação crescendo e se desenvolvendo com qualidade, não é mesmo? Buscando auxiliá-lo a fornecer-lhes as medidas corretas desses nutrientes, nós, da TudoVet, apresentamos o artigo abaixo. Acompanhe conosco e boa leitura!

Por mais que se imagine o contrário, a realidade é que não há segredo algum para manter o seu equino em dia com todas as suas necessidades e em pleno condicionamento. Sendo assim, é mais do que possível tomar as precauções de que se tem notícias, de maneira a cuidar com maestria de seus cavalos.

Primeiramente, a melhor estratégia para otimizar a saúde do seu cavalo é manter uma rotina de exercícios adequada com uma programação variada. Evite sobrecarregá-lo! Afinal, o excesso de esforço pode causar lesões que atrapalham o seu melhor andamento

Você sabia que, assim como uma unha nos seres humanos, o casco de um cavalo cresce o tempo todo? Assim sendo, precisa de manutenção e cuidados. Por ser a base do corpo do animal, deve ser bem feito, sólido e estruturado. A frequência dependerá do desempenho do cavalo. Fique atento!

Outra recomendação essencial é estar em dia com o relatório médico completo do seu equino. O sucesso em sua criação não depende apenas de um bom adestrador e de um bom cuidado estético. É de suma importância o acompanhamento regular de um bom veterinário.

E quanto aos nutrientes? Todos sabemos que uma alimentação adequada pode prevenir muitos problemas de saúde, certo? Com os cavalos não é diferente! Antes de tudo, saiba qual o peso do seu equino. De porte dessa informação, entenda de que tipo de dieta o seu equino precisa, as suas necessidades diárias e tenha em mente o que chamamos de energia digestiva.

O total diário de ração deve ser calculado de acordo com o peso corporal, dividido por 100 e multiplicado por 2.5. Tendo esse resultado, vamos para o próximo passo, que é o tipo de dieta a ser mantida.

Existem três tipos de dieta que um equino. Quando você deseja manter o peso, utilizará a dieta de manutenção. Já se procura reduzir o peso do cavalo, optará pela dieta de redução. Por fim, se a finalidade é o aumento corporal, a dieta a ser usada é a de ganho de peso.

Vamos a um exemplo mais prático? Um cavalo, que está abaixo do peso, conta com atuais 300 kg. Se o peso ideal do cavalo for 400kg, não coma 2,5% de 300 kg. Alimente 2,5% de 400 kg. Utilize a mesma regra para um cavalo com excesso de peso. A alimentação é baseada no seu objetivo, não no seu peso atual.

Durante a dieta, é muito importante controlar o nível de energia digestiva. Uma boa opção é sempre comprar de fornecedores regulares, que não possuem tantas variações. Afinal, os alimentos diferentes possuem qualidade e quantidade de energia diferentes.

Em relação ao pastejo, a estação do ano também afeta os níveis de energia digestível. Os níveis são mais altos na primavera e, geralmente, mais baixos no inverno.

Outro detalhe importante a se considerar é a personalidade do seu cavalo. Quando ele estiver mais ativo e alerta, dê a ele energia de liberação mais lenta, como fibras e óleos. Se houver equinos mais calmos, opte por alimentos com energia de liberação rápida, como os cereais e amidos.

Saber quais nutrientes o seu equino precisa o auxiliará a obter os melhores resultados, assim como fará com que o seu cavalo desfrute de toda a qualidade de vida.

Gostou deste conteúdo?
Aproveite para assinar a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades em nutrientes para equinos!

Equipe TudoVet