Como prevenir o envenenamento de gatos?

Embora seu gato saiba pelo gosto, na maioria das vezes, que aquilo não deve ser consumido, algumas substâncias prejudiciais podem parecer apetitosas para ele. É importante saber, portanto, quais são elas, para poder evitar o envenenamento do seu animal.

Algumas toxinas estão em nossa casa:

●    Medicamentos: desde os remédios para dor de cabeça, anti-hipertensivo, câncer, até antidepressivos, vitaminas e pílulas em geral;
●    Suplementos ou produtos de ervas;
●    Produtos de Limpeza: água sanitária, limpadores de superfícies, lustra-móveis e detergentes podem fazer muito mal;
●    Pesticidas ou veneno para insetos: raticidas, veneno para formigas, cupins;
●    Plantas: várias plantas podem ser tóxicas para os pets, como os lírios, azaléias e até tulipas, por exemplo.
●    Alimentos: chocolate, macadamia, cravos, cebola, alho, chicletes, cogumelos, uvas, adoçante artificial, entre outros.
●    Substâncias como álcool e marijuana podem ser muito prejudiciais ao seu pet.
●    Cigarros e chicletes de nicotina: devem ser evitados inclusive na presença do gato, já que são prejudiciais para seus pulmões (para o seu também!).
●    Produtos “anti-chamas”: o material usado para tornar alguns tecidos anti-chamas podem ser tóxicos também.
●    Lúpulo é tóxico para o pet também. Caso você faça cerveja em casa, tome cuidado onde vai deixar o material.

Como prevenir o envenenamento de gatos?

Outras substâncias perigosas podem estar fora de casa:

●    Produtos de jardinagem: fertilizantes e pesticidas podem fazer mal. Se você tem um composto orgânico, mantenha longe do animal também. Alguns alimentos são tóxicos em decomposição.
●    Lixeiras: mantenha seus animais longe das lixeiras, usando tampas adequadas.
●    Veneno: caso você vá usar raticidas, por exemplo, avise seus vizinhos para protegerem seus pets. E peça que façam o mesmo por você.
●    Gás lacrimogêneo: altamente tóxico para humanos e animais. Caso entre em contato, procurar ajuda em um veterinário.
●    Combustíveis: alcool, gasolina, querosene, os animais não podem ter contato com essas susbtâncias.
●    Assegure-se que a fonte de água do animal está sempre limpa.
●    Cuidado com os passeios e as plantas desconhecidas pelo caminho.

Sinais de envenenamento

É bom saber reconhecer o problema, além de saber como evitá-lo. As reações, claro, podem variar, mas de forma básica, as principais (do menos grave para o mais grave) são: diarréia, vômito, perda de apetite, irritação cutânea, confusão mental ou falta de coordenação, letargia, hipertermia, tremores e finalmente, colapso. Existem, portanto, graus de envenenamento. Caso seu animal tenha apenas diarreia e vômitos de forma moderada, você pode usar repositores de líquido como soros.

Caso suspeite de envenenamento, leve seu pet ao veterinário imediatamente. Aja com calma, porém rápido. Recolha se possível o que causou o envenenamento, e leve o rótulo, se houver, ao veterinário com você. Nunca induza o vômito, a não ser se o veterinário aconselhar. Dependendo do que aconteceu, vomitar pode piorar muito o quadro do animal.
No caso desse tipo de acidente, o veterinário pode ajudar o corpo do animal a se recuperar enquanto se livra do veneno, mas em muitos casos, pode ser fatal.

Equipe Tudo Vet