6 Dicas de como melhorar o condicionamento físico do cavalo atleta

O condicionamento físico do cavalo atleta é essencial para garantir a boa performance do animal enquanto atua e evitar lesões musculares sérias que podem permanecer restringindo a movimentação por toda a vida do animal.
Confira então como melhorar o condicionamento do cavalo atleta em 6 passos.

condicionamento fisico do cavalo

1: Conheça seu animal

Antes de pensar no que você vai fazer para melhorar o condicionamento e desempenho do seu cavalo saiba detalhadamente qual o estado atual de saúde e condicionamento dele. Você pode ter a avaliação clinica através de um veterinário especializado e através de exercícios cardíacos e de resistência.

2: Respeite o tempo de descanso

Todo condicionamento começa leve e ao longo das semanas e meses tem a intensidade aumentada. Esse respeito ao tempo do animal confere um resultado duradouro e melhora da performance. Mesmo durante as sessões individuais ao se observar fadiga ou sinais de stress o treino deve ser interrompido de 5 a 10 minutos para descanso e hidratação necessárias.

3: Estabeleça os treinos de acordo com a idade

Cavalos com menos de três anos ainda não estão prontos apara encarar uma rotina intensa de exercícios, a estrutura óssea e muscular ainda está em pleno desenvolvimento, o que torna exercícios pesados uma atividade estressante.
Em contra partida, animais com mais de 20 anos vão precisa de um condicionamento especial, com cargas mais baixas, já que a idade os deixa mais propensos a lesões e fadiga.

4: Monte um calendário de Condicionamento

O calendário vai ser uma ferramenta valiosa para avaliação e acompanhamento dos resultados. Comece ciente que o ideal é não mais que três treinos na semana e de intensidade baixa, em dias não consecutivos, principalmente se seu cavalo não é trabalhado há meses e está começado o treino. Nos dias livres deixe que o cavalo conviva com outros em área aberta, assim vai se exercitar de forma consistente e leve.

5: Aumente a intensidade dos treinos

A cada 6 semanas avalie o animal, capacidade cardíaca, respiratória, tempo de treino até que chegue a fadiga. Normalmente esse é o tempo ideal para melhoria no condicionamento, o que possibilita novos desafios para o animal continuar seu desenvolvimento. Aumente a intensidade dos treinos gradativamente, observando como o cavalo se adapta, para não formar além do limite.

6: Sempre faça aquecimento

Antes do inicio de qualquer treino o aquecimento do cavalo é essencial, principalmente se está a longo período sem atividades. Coloque cavalo para andar com você por cerca de dez minutos, alternando caminhada com trote leve e trote intenso, isso vai aumentar a frequência cardíaca e respiratória sem forçar demais a musculatura.

Equipe TudoVet