Ansiedade em cachorros, sinais e cuidados

Assim como humanos nossos queridos companheiros podem sofrer com a ansiedade e até depressão, existem inclusive estudos que comprovam. Como são incapazes de falar é preciso estar atento aos sinais que eles nos dão e cuidar com atenção, se identificado no inicio do processo pequenas mudanças de hábitos, suplementação alimentar e até calmante para cachorros pode trazer de volta ao seu melhor amigo o brilho no olhar.
Ao perceber que seu cachorro está diferente é hora de cuidar, preste atenção se:

Perda de apetite

A ração continua na tigela no final do dia? Fique atento, a perda de apetite pode ser sinal de varias alterações na saúde física e mental do seu cachorro e é um dos sinais clássicos de ansiedade em cachorros. Eles parecem constantemente apáticos e nada parece trazer brilho aos olhos.

Isolamento na casa

ansiedade em cachorros

O seu cão, que sempre estava por perto agora prefere ficar em um cantinho isolado, e as vezes até escondido? Algo está acontecendo com ele, e com certeza algo bem preocupante. O isolamento pode ser uma reação de auto defesa ou sinal de stress, mudanças na rotina da família, principalmente afastamento do cuidador mais próximo à ele pode gerar essa reação. Ao mesmo tempo em que queremos estar todo o tempo possível junto com nossos amigos de 4 patas isso pode torna-los muito dependentes de nós emocionalmente, o que gera um stress bem grande quando mudanças na rotina dos dois acontecem. A angustia da separação existe.

Auto mutilação – o cão que morde a própria pata

Sinal claro de stress são os movimentos repetitivos sem nenhum motivo externo aparente que justifique. Cães estressados e ansiosos ao extremo passam a auto mutilação, roendo as próprias patinhas quase o da todo ou a cauda, podem chegar a abrir feridas profundas e prejudicar a sua locomoção.

O que fazer

ansiedade em cachorros

Os animais de estimação são reflexos claros de seus donos e da rotina da casa, mudança de residência, alteração na rotina, ausência por tempo maior do que o normal do cuidador preferido, maus tratos durante o treinamento, sofrer violência, são alguns fatores que podem deixar seu cão ansioso e desencadear comportamentos compulsivos. Eles são parte da família e para melhorarem precisam do apoio de todos, experimente pequenas trocas de hábitos diários. Mudar o trajeto do passeio e até mesmo o ritmo já que algumas raças possuem maior necessidade de gasto energético todos os dias antes de sair de casa já vai melhorar muito a qualidade de vida do seu cachorro. Comprar e esconder brinquedos pela casa que ele possa ter pequenas recompensas também pode distrair até que ele não esteja mais sozinho.
Outro ponto importante é levar seu animal ao veterinário e apresentar os sintomas todos e mudanças comportamentais, descartada qualquer doença física o seu veterinário poder receitar suplementos alimentares, sim seu cão pode deprimir por falta de vitaminas no organismo. Essas já são ações simples que podem ter um resultado muito bom e em curto prazo.

Equipe TudoVet