Conheça os riscos da Bola de pelo do seu Gato

Gateiros de todo canto sabem o quanto esses pequenos companheiros são incríveis, leais e incrivelmente limpos. Não importa o dia ou horário um gato saudável estará impecável graças ao seu habito constante em se lamber, o que mantem cada fio de pelo em seu devido lugar e perfeitamente limpo. Porém esse habito acaba causando um desconforto muito comum também, as bolas de pelo em gatos.

Como se formam as bolas de pelo em gatos

Os pelos dos gatos são formados pela mesma substancia que unhas e cabelos, a queratina, que demora muito mais tempo para se decompor do que qualquer outra matéria orgânica do corpo. A queratina não é digerida e o formato dos fios favorece para que os pelos sejam acumulados no estômago dos gatos.

E é assim que as bolas de pelos aos poucos formam, misturadas a suco gástrico, o tricobezoar.

De alguma forma esse indigesto conteúdo precisa ser eliminado, é por isso que em épocas de trocas de pelos, mais intensamente na primavera e inicio do outono, em que a queda é muito maior podemos ver com frequência que os animais passam a vomitar com maior volume e constância. Animais de pelagem longa acabam sofrendo mais com o desconforto, independente da época do ano.

Os riscos das bolas de pelos

Quando os animais não conseguem expelir os pelos ingeridos através do vomito todo o conteúdo pode seguir o trato digestivo, inteiro e emaranhado, provocando uma série de desconfortos, como diarreias e até mesmo oclusão intestinal. Aí que mora o perigo.

Em casos extremos, de oclusão intestinal, apenas podem ser resolvidos através de cirurgias de extração dos pelos, ou o animal pode vir a falecer.

Animais saudáveis regurgitam até 4 vezes ao dia, se o gato apresenta uma frequência maior que essa algo pode estar errado com ele, e a queda dos pelos serem apenas um sinal de alerta para o cuidador.

Problemas de pele, alergias e infestações de pulgas e carrapatos podem intensificar a queda dos pelos, problemas nutricionais devido a ração de baixa qualidade, stress e verminoses também. Por isso observe sempre o comportamento do animal e ao notar um, ou mais sintomas atípicos, busque por um veterinário de sua confiança.

Você pode também adotar algumas ações a sua rotina para diminuir esse incomodo do seu animal de estimação.

Indicamos pequenas mudanças de hábitos diários que podem fazer toda a diferença e diminuir a incidência de bola de pelos em gatos

  • Escovação: Principalmente nos gatos de pelos longos e nos períodos de muda a escovação diária pode ser feita e ajudar muito na qualidade de vida do animal. Durante a escovação os pelos soltos irão ser retirados com suavidade e poderão ser descartados, sem que o gato os engula. Use uma escova própria para essa atividade e aproveite mais esse tempo juntos.
  • Aparar os pelos: Exclusivo para raças de pelos longos a tosa pode ser muito útil e reduzir a queda significantemente.
  • Adicionar óleo mineral na dieta: O óleo mineral irá agir como um lubrificante interno e auxiliar nas movimentações dos pelos através do trato digestivo, quando seguirem ao trato digestivo e serem liberados com facilidade nas fezes.
  • Alimentação balanceada: Fibras podem fazer maravilhas e ajudar muito na eliminação dos pelos do estomago dos gatos, adiciona-las à alimentação é simples e vai melhorar muito a qualidade de vida do animal. Outra alternativa é cultivar em casa em jardineiras pequenas folhagens, como alfafa e alpiste para que os gatos possam pastar. Capim cidreira também é uma opção.

Seguindo essas dicas você e seu gato terão muito tempo juntos e sem medo das bolas de pelos.

Equipe TudoVet