Como prevenir aquele bafinho do seu cão

O mau hálito em cães impede que você fique pertinho de seu melhor amigo? Saiba como evitar e tratar o cheirinho desagradável da boca do seu pet.

 O único bafinho que amamos é o de leite nos filhotes, não é mesmo? Em cães jovens, adultos ou idosos, o bafinho é um sinal de alerta sobre os cuidados que devemos ter com os animais para mantê-los sempre saudáveis. Eles certamente nos agradecem com muitas lambidas! Entenda quais são as causas do mau hálito em cães e quais os tratamentos recomendados por especialistas.

O primeiro passo é considerar a qualidade da higiene bucal do pet: ela pode ser ineficiente ou até mesmo nem existir. Assim como a escovação dos dentes em humanos, é necessário retirar diariamente todos os resíduos de alimento que estejam presos entre os dentes do cão.

Causas do mau hálito em cães

Além da má qualidade da escovação, o mau hálito canino pode ser proveniente de problemas digestivos e gengivite. Se o motivo for o acúmulo de tártaro, o bafinho pode incomodar e causar até a perda de dentes nos cães, o que traz muita dor. A tartarectomia remove as placas maiores e rígidas, que dão um tom amarelado aos dentes do animal, além do mau hálito e vermelhidão nas gengivas com presença ou não de secreção e pus.

Uma causa comum é a proliferação das bactérias na boca, gerando os gases mal cheirosos que você sente quando se aproxima do cachorro. Outra justificativa é a “mania” de alguns pets em comer as próprias fezes, o que piora o quadro. Esta ação se chama coprofagia e também exige acompanhamento veterinário para descobrir e tratar a motivação do animal.

Seguindo com a nossa lista de causas responsáveis pelo mau cheiro na boca dos pets, temos a doença periodontal, que pode ser evitada com a escovação. Quando a doença progride, permite a entrada da infecção oral na corrente sanguínea do animal e pode afetar gravemente rins, coração e o fígado. Olha que perigo!

Úlceras, tumores, estomatites, diabetes e lúpus também podem motivar os bafinhos. O veterinário realizará uma série de exames para identificar a causa e indicar o melhor tratamento.

Evitando o mau hálito canino

Escovar é o primeiro passo, mas existem alternativas caso você encontre muita dificuldade. Mamães e papais de pet podem contar com uma ajudinha de opções de cremes dentais caninos com sabores dos alimentos preferidos deles como carne e frango. Ah, os brinquedos de borracha e cordinhas podem ser aliados nessa hora da higienização.

Dica: os Palitos Fitodent são palatáveis e possuem hexametafosfato de sódio e extratos fitoterápicos indicados para auxiliar na limpeza dos dentes dos cães. É o tipo de petisco que eles não recusam!

É indicado levar o pet anualmente ao dentista veterinário para avaliar se as placas bacterianas e tártaro não se formaram para prevenir problemas bucais mais graves.

Escovação dental canina

É claro que se o hábito da escovação não foi introduzido desde filhote, provavelmente será necessário um tempo maior para que o pet se acostume à limpeza, porém, isso só trará benefícios a ele.

Se você tem a possibilidade de mostrar a um filhote que a escovação é um momento positivo e feliz, faça-o através de recompensas após o término. Associe a escova a algo divertido e, em breve, não terá problemas para higienizar os dentes do pet.

Quando conseguir passar por esta etapa, dê uma lida em nosso artigo sobre como escovar os dentes de um cão. Aqui explicamos direitinho todos os passos da escovação perfeita, assim, você garante lambidas cheirosas do seu pet como agradecimento pelos cuidados.

Equipe TudoVet