Conheça os melhores suplementos e vitaminas para seu pet!

Buscando as melhores opções em suplementos e vitaminas para seu pet? Saiba como escolher o que há de melhor no mercado.

Diante das dúvidas de diversos leitores de nosso blog, resolvemos fazer um post dedicado a esclarecer quais são os critérios para selecionar suplementos e vitaminas para seu pet. Afinal, com uma variedade imensa disponível nas prateleiras, realmente fica difícil descobrir qual é o melhor e, é claro, ninguém quer arriscar na saúde de seu bichinho. Todo tutor consciente avalia qualidade do produto, marcas, preços e os benefícios para optar, em conjunto com um médico veterinário, qual o mais indicado ao pet. Confira.

Importância da suplementação 

Ter seu bichinho esbanjando saúde, energia e longevidade é o sonho dos tutores, por isso, ninguém mede esforços para oferecer o que há de melhor no mercado aos animais. Com o desenvolvimento da indústria para produtos pet, o setor de suplementação e vitaminas também se fortaleceu e avançou nas pesquisas. À disposição dos animais existe uma grande variedade para promover qualidade de vida. Então, como escolher?

O primeiro passo é levar seu pet para uma consulta com um médico veterinário. Ele realizará uma avaliação completa, solicitará exames e considerará a raça, porte, idade, hábitos diários como brincadeiras, alimentação, entre outros, incluindo a personalidade. Com todo o histórico em mãos, ele pode recomendar a suplementação e as vitaminas que tornarão seu pet ainda mais forte.

O uso de suplementos e vitaminas para cães e gatos está cada vez mais comum para complementar a alimentação, já que é impossível obter todos os nutrientes apenas com oferta da ração.

Para cada fase da vida do pet recomenda-se o uso de determinados suplementos e vitaminas, visto que as necessidades nutricionais de filhotes são bem diferentes daquelas dos cães idosos, assim como de cães castrados. Isso também vale para gatos e outros pets.

Vamos a alguns exemplos em que a suplementação se faz necessária:

Idosos: com o grande desgaste, excedendo a capacidade de recuperação, o animal idoso necessita de vitaminas que reponham os nutrientes. Com esse acréscimo na alimentação, ele pode viver mais e melhor, com mais qualidade.

Filhotes: em plena fase de desenvolvimento, eles possuem muita energia para aprender e brincar. Através das vitaminas, ganham disposição e fortalecem os músculos para obter uma vida adulta mais saudável.

Perda de peso: se o animal apresenta dificuldade em manter o peso ideal para seu porte ou idade, oferecer uma vitamina garante que o corpo fique saudável e forte. É essencial descartar qualquer doença que cause este problema de emagrecimento.

Pelos mais brilhantes: As vitaminas também podem controlar a queda de pelos, deixando-os mais vistosos e brilhantes. A queda fisiológica é comum, seja pelo envelhecimento ou troca de pelagem entre as estações, mas proporcionar uma dieta rica em nutrientes contribui para que o organismo do pet mantenha os pelos bonitos.

Tipos de suplementos e vitaminas

Atualmente muitas rações já possuem vitaminas em sua composição, mas também é possível encontrar suplementos injetáveis, em gel e outros formatos para oferecer aos animais. Confira alguns deles e seus usos:

Calciopan B12: é indicado para a suplementação de cálcio e vitaminas A, D³ e B12, em todas as situações em que seja necessário um aporte desses elementos nutricionais. Auxilia no crescimento, essencial na gestação e lactação. Contém vitamina B12 que estimula o apetite e a produção de células sanguíneas.

Hiperkcal Nutricuper Cat: suplemento hipercalórico para manter a rigidez corpórea em gatos. Contém vitaminas, minerais e aminoácidos como óleo de linhaça, BCAA’s, glutamina e vitamina E (poderoso antioxidante).

Bionew: recomendado para grandes e pequenos animais nos casos de esgotamento físico por excesso de exercícios ou produção, em quadros de intoxicações, anorexia, inapetências, convalescenças, anemias e estresse e atua como coadjuvante no restabelecimento de doenças infecciosas e parasitárias.

Esperamos que este artigo tenha esclarecido algumas das principais dúvidas para os tutores de pet que se preocupam com a saúde dos bichinhos. Até a próxima leitura!